segunda-feira, 25 de maio de 2015

Sport vence Coritiba por 1x0 e é líder do Brasileirão


Com o resultado positivo, válido pela terceira rodada, o Leão soma agora sete pontos / Foto: Alexandre Gondim/JC ImagemUma vitória merecida, mas que poderia ter sido mais tranquila. É dessa forma que pode ser resumido o êxito de 1x0 sobre o Coritiba, neste domingo (24), na Ilha do Retiro, que colocou o Sport de volta à liderança da Série A do Brasileiro.

Com o resultado positivo, válido pela terceira rodada, o Leão soma agora sete pontos – mesma pontuação de Goiás e Corinthians –, mas leva vantagem nos critérios de desempate. O único gol foi anotado por Neto Moura.
O Sport, agora, só volta a campo no próximo domingo, quando enfrentará o Santos, às 11h, na Vila Belmiro, pela quarta rodada da Série A.

O JOGO
Contando com os retornos do lateral-direito Samuel Xavier e do zagueiro Matheus Ferraz – de fora da partida contra o Santos porque já haviam jogado a Copa do Brasil, o técnico Eduardo Baptista mandou a campo praticamente o mesmo time que venceu o Peixe por 2x1, na última quarta-feira.

Assim, era normal o Sport começar a partida com o mesmo ímpeto demonstrado contra o Santos. Jogando em velocidade e conseguindo fazer boas jogadas pelas laterais, o Leão sempre que descia ao ataque levava perigo à meta paranaense.

Aos nove minutos veio o primeiro susto. Na base do contra-ataque, Renê lançou para Neto Moura. O meia dominou bem e saiu na cara do gol, mas o chute saiu por cima da meta adversária. Em seguida, dois minutos depois, foi a vez de Mike bater perigosamente.

A proposta de jogo do Coxa, que atuava em blocos, era primeiro se defender para depois tentar uma jogada ofensiva. Havia momentos que todos os 11 atletas estavam atrás da linha do meio-campo. Dessa maneira, pouco assustou o goleiro rubro-negro Danilo Fernandes.

O Sport, por sua vez, procurava abrir o placar o quanto antes. Aos 20, Durval tocou para Régis. O meia sofreu uma falta perto da área, mas o juiz deu a vantagem com Mike. O atacante até conseguiu fintar o goleiro Bruno, mas o chute mais uma vez saiu torto.

De tanto insistir, o Sport fez o gol. Aos 28, numa bela troca de passes. Samuel Xavier deu de calcanhar para Régis. O meia puxou para o pé esquerdo e cruzou na área. Neto Moura contou com a ajuda da zaga e abriu o placar na Ilha do Retiro: 1x0.

Na volta do intervalo, o jogo ficou mais equilibrado. O técnico do Coritiba, sabendo que poderia empatar a qualquer momento, sacou um volante para a entrada do experiente atacante Wellington Paulista. Coincidência ou não, logo em seguida, aos 12, o Coxa acertou o travessão numa cobrança de falta do meia Ruy. Depois, foi a vez do goleiro Danilo Fernandes salvar o Sport, após chute periogo de Raphael Lucas.

Para não correr nenhum perigo e ver uma vitória fácil escapar dos dedos, o técnico Eduardo Baptista fez as suas três substituições quase que simultaneamente. Com Diego Souza em campo, a intenção era voltar a oferecer perigo e prender mais a bola no ataque. Não conseguiu e continuou tomando pressão. Aos 39, Paulinho quase empatou tudo na Ilha do Retiro, mas o chute foi para fora e tudo acabou inalterado.

Felipe Amorim
Foto: Alexandre Condini/JC Imagem
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário