terça-feira, 23 de junho de 2015

Alagoas vacina 96% do rebanho na 1ª etapa da vacinação contra a aftosa


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015, realizada durante o mês de maio, terminou com a imunização de mais de 96% do rebanho do estado.
Campanha contra a aftosa foi prorrogada até 20 de maio (Foto: Divulgação/Secom)A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa).

A meta era vacinar 1,2 milhão de animais, e o prazo para declarar a imunização terminou no dia 15 de junho.

Uma análise feita pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) aponta que a maior cobertura vacinal foi realizada em União dos Palmares, com 98%, seguida por Santana do Ipanema, 95,6%, e Arapiraca, com 94,7%.

Ainda segundo a Adeal, em todo o estado foram vacinados 1,15 milhão de animais, segundo informações do Sistema Informatizado de defesa Agropecuária (Sidagro). Todos os municípios atingiram o índice mínimo estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 80% de cobertura.

O presidente da Adeal, Marcelo Lima, destaca que o estado vem mantendo um percentual acima de 96% nas campanhas de vacinação. "O criador alagoano está de parabéns. Fez a parte dele, vacinando os animais e declarando nos escritórios da Adeal. Foi uma cobertura vacinal expressiva”

Quem não vacinou pode pagar multa de até R$ 205,90, e para quem deixar de declarar, o valor chega a R$ 638. Outra punição envolve a impossibilidade de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), necessária para circular e comercializar os animais

Do G1 AL
Foto: Divulgação/Secom
Blog de Tony Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário