segunda-feira, 29 de junho de 2015

Em apenas 24 horas, chove o acumulado esperado para 16 dias no Recife

O acumulado de chuvas no Recife segue batendo recordes. Se em três dias da semana passada o volume havia sido de cerca de 200 milímetros, entre as 8h do último domingo (28) e o mesmo horário desta segunda-feira (29), o quantitativo foi ainda maior. Foram 228 milímetros em apenas 24 horas, o equivalente ao esperado para 16 dias de junho e o maior índice registrado no ano. Os dados foram divulgados pela Prefeitura do Recife no início da tarde, juntamente com um balanço de ações.

Às 11h, a Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) havia registrado 174 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e de vistorias. Além da barreira que caiu na Bomba do Hemetério, que deixou dois mortos, houve a queda de um muro na UR-1 e um deslizamento de terra no Vasco da Gama, ambas as ocorrências sem vítimas. O telefone da Defesa Civil da Capital é o 0800.081.3400. O atendimento ocorre 24 horas e a ligação é gratuita.


Ainda conforme a gestão municipal, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está atuando para diminuir os pontos de alagamento. Para executar os serviços, cerca de 400 profissionais estão mobilizados e contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos. As intervenções foram realizadas em ruas como a Padre Lemos, em Casa Amarela; Quarenta e Oito, no Espinheiro, e nas avenidas General San Martin e Abdias de Carvalho.
Até o meio da tarde, a Emlurb havia recebido dez notificações de quedas de árvores. As ocorrências registradas nas ruas Esmeraldinho Bandeira, nas Graças, e na Bandeira Filho, no Espinheiro – que resultaram na interdição do trânsito na avenida Conselheiro Rosa e Silva – foram solucionadas ao longo da tarde. Uma árvore que tombou na rua dos Médicis, na Boa Vista, também foi removida.
Às 17h30, seguia em andamento a retirada dos vegetais que caíram nas ruas Virginópolis, no Ibura; Vitória da Conquista, no Ipsep; Araripina, em Santo Amaro; Antônio Passos, em Boa Viagem, e Othon Bezerra de Melo, no Monteiro; além das avenidas João de Barros e Cruz Cabugá, em Santo Amaro. Em caso de ocorrências semelhantes, a população pode acionar a Emlurb pelo telefone 156.
Já sobre o tráfego de veículos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registrou nove semáforos com falhas desde o início da manhã. Desses, seis já operavam normalmente e três estavam em atendimento pelas equipes técnicas às 13h. Cerca de 200 orientadores de trânsito, dispostos em pontos fixos e em viaturas e motos, estão auxiliando no trabalho de operação de tráfego nos 17 principais corredores viários do Recife, priorizando os locais que possuem pontos de alagamento.
Por: Arthur Mota/Arquivo Folha
Folha-PE/Com Informações da Assessoria
Blog de Tony Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário