quarta-feira, 10 de junho de 2015

Em PE, policiais civis fazem nova paralisação de advertência


Nesta quarta-feira (10), a Polícia Civil de Pernambuco faz mais uma paralisação de advertência, iniciada à meia noite e com previsão de durar 48 horas. A reportagem do Bom Dia Pernambuco desta quarta circulou pela delegacia de Casa Caiada, em Olinda, e não encontrou movimentação de policiais. Já no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, havia um grupo de policiais realizando um manifesto com faixas e cartazes. No IML, já se acumulam seis corpos que ainda não foram necropsiados nem identificados - pois estes são serviços que foram paralisados.


Com a paralisação, ficam suspensos serviços como emissão de Boletins de Ocorrência, registro e retirada de documentos e realização de diligências, por exemplo. As únicas atividades que serão realizadas são os flagrantes e o recolhimento de corpos.

A paralisação foi decidida em assembleia do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), na última segunda-feira (8). De acordo com o presidente do Sinpol, Áureo Cysneiros, a categoria reivindica a isonomia da gratificação de risco de vida , equiparando com a gratificação dos delegados, que recebem 225% do salário base, segundo ele. "Nós temos o pior salário de Polícia Civil do país, e queremos igualdade da gratificação do risco de vida da função policial, porque o risco é igual para todos, principalmente para quem está na rua", explica o presidente.

Os policiais pedem ainda a revisão do plano de cargos e carreiras e um reajuste de 8% com base na correção inflacionária de 2014, além da abertura de concurso público, convocação dos aprovados na última seleção e inclusão dos peritos papiloscopistas no quadro técnico policial.

Também na segunda-feira (8), a categoria se reuniu com a Secretaria de Administração do estado (SAD), que ofereceu um aumento na faixa do Plano de Cargos e Carreiras para alguns policiais. De acordo com o Sinpol, com a proposta, menos de 20% dos funcionários receberiam o reajuste - por isso, a proposta foi rejeitada. Não há nova rodada de negociação prevista para esta semana.

Ainda nesta quarta-feira (10), o Sinpol planeja um ato em frente à diretoria da Polícia Civil, na Rua da Aurora, centro do Recife, no fim da tarde. Na quinta-feira (11), a categoria volta a se reunir em assembleia na sede do Sinpol, em Santo Amaro, região central do Recife. Durante a reunião, o Sinpol pretende avaliar os rumos do movimento. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Administração, mas ainda não obteve resposta.

Do G1 PE
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário