sábado, 13 de junho de 2015

Povoado da Agrovila 2: rumo ao progresso


Na década de oitenta uma grande transformação aconteceu no sertão nordestino.

Á cidade de Petrolândia localizada ás margens do Rio São Francisco no sertão Pernambucano, foi engolida pelas águas do grande lago de Itaparica na construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.
Foto

Com o surgimento do grande lago de Itaparica, três cidades do sertão nordestino foram totalmente cobertas pelas águas do rio São Francisco - Rodelas na Bahia, Itacuruba e Petrolândia em Pernambuco ficaram submersas ás águas do Velho Chico.

Com a inundação daquelas cidades, pequenos vilarejos também ficaram submersos ás águas do grande lago e todos os moradores tiveram que ser reassentados em outro lugar.

Á CHESF
Á Chesf, (Companhia Hidroelétrica do São Francisco)
construíu para as famílias que moravam naqueles pequenos vilarejos, novos povoados por nome de AGROVILAS, que seriam habitadas por agricultores dos vilarejos inundados.

UM NOVO RUMO
Um daqueles pequenos vilarejos por nome de Sítio Boa Vista, pertencente ao município de Petrolândia em Pernambuco, foi um daqueles pequenos povoados que tiveram que ser destruídos por conta do grande lago de Itaparica.

Aquele grupo de moradores foram um dos primeiros á serem reassentados em outro lugar começando assim uma nova vida.

Á cidade projetada da nova Petrolândia e todas ás agrovilas construídas pela Chesf para o reassentamento  de todos os moradores atingidos pela construção da barragem, estavam prontas para receber á população nas novas moradias.

Á agrovila 2, construída bem próxima da nova cidade de Petrolândia, foi a escolhida para receber e habitar os agricultores que residiam no Sítio Boa Vista e seriam reassentados na Agrovila 2 do bloco 1.

NO DIA DA GRANDE MUDANÇA
FotoNo dia de deixarem para trás á antiga morada, todos os moradores do Sítio Boa Vista, visivelmente emocionados por terem que deixar o lugar onde moraram á vida inteira, partiram em caminhões para o novo povoado buscando uma nova expectativa de vida.

Era 04 de novembro de 1987, quando os caminhões com a mudança dos moradores chegaram ao local da nova morada de cada um daqueles agricultores.
Um momento muito marcante durante a chegada na Agrovila 2 do bloco 1, foi quando o agricultor Joaquim Francisco Xavier, um dos reassentados, desceu do caminhão de mudança para abrir pela primeira vez ás porteiras do povoado - Naquele instante começava ali. uma nova luta, uma nova vida para cada um daqueles moradores.

"Na próxima matéria sobre o reassentamento, o progresso do Povoado da Agrovila 2 do bloco 1"

Fotos: Arquivo de Tony Xavier
BLOG DE TONY XAVIER


Nenhum comentário:

Postar um comentário