segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ajuste enxuga verba publicitária do governo


Redução dos gastos com comunicação oficial ocorre no momento em que Dilma aparece com reprovação recorde
Enquanto aparece nas pesquisas com taxas recordes de reprovação popular, a presidente Dilma Rousseff enfrenta uma escassez inédita de verbas para a divulgação dos feitos de seu governo.
O ajuste das contas públicas promovido neste ano pelo ministro Joaquim Levy, da Fazenda, derrubou os gastos do Executivo com publicidade institucional, utilidade pública e noticiário oficial dos atos da administração.
Levantamento feito pela Folha mostra que, em valores corrigidos pela inflação, as despesas de 2015, até maio, são de R$ 33 milhões mensais em média, numa queda de 62% em relação à média de R$ 87 milhões ao mês no ano eleitoral de 2014.
Os dados, que consideram desembolsos da Presidência e dos ministérios, mostram uma reversão brusca da escalada das despesas com publicidade e comunicação oficial a partir do início do primeiro mandato de Dilma.
No papel, o Orçamento deste ano prevê R$ 922 milhões para essa modalidade de gastos. Apenas R$ 162 milhões, porém, foram pagos nos primeiros cinco meses.

Da Folha de S.Paulo – Gustavo Patu e Natuza Nery
Blog de Tony Xavier

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