terça-feira, 7 de julho de 2015

Famílias retornam, mas nível do Rio Jacuípe ainda é alto, diz Defesa Civil

Rio transborda em Jacuípe e deixa ruas alagadas (Foto: Thaisa Oliveira/Arquivo pessoal)As famílias que ficaram desalojadas na cidade de Jacuípe, região Norte de Alagoas, após o transbordamento do rio de mesmo nome, voltaram para casa mesmo com o nível do rio ainda elevado. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município nesta segunda-feira (6).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jacuípe, Romero Minervino, as 37 casas atingidas pela cheia do rio foram liberadas para o retorno dos moradores. Ele explicou que o nível do rio baixou, mas ainda está com um 1,5 m acima do normal.

“As famílias atingidas pela cheia moram na parte baixa da cidade e o nível do rio as afeta diretamente, por isso é preciso cuidado. Mas todas estão avisadas do perigo, para o caso das chuvas aumentarem", afirmou Minervino.


Cheia no rio
Segundo a Defesa Civil Estadual, cerca de 50 famílias ficaram desalojadas em Jacuípe. As fortes chuvas que caíram no último sábado (4) elevaram o nível do rio e o fizeram transbordar. No mesmo dia, a elevação dos Rios Mundaú e Paraíba do Meio também deixou moradores de outros municípios em alerta.


O major Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual, informou que o batalhão ficou de prontidão durante todo o fim de semana para possíveis emergências. A Semarh [Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] monitorava e passava a cada 15 minutos a situação atualizada.

Além de Jacuípe, a Defesa Civil emitiu alerta para os municípios de Campestre, Passo de Camaragibe, Jundiá e São Luís do Quitunde. O município de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, registrou diversos pontos de alagamento, mas a situação não foi considerada grave.

Do G1 AL
Foto: Thaísa Oliveira/Arquivo Pessoal
Blog de Tony Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário