segunda-feira, 27 de julho de 2015

Lava Jato: Odebrecht presenteou Gabrielli e Foster com pinturas de ‘alto valor’


Os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster foram presenteados com quadros e pinturas ‘de alto valor’ pela Odebrecht, acusado de envolvimento com o esquema de corrupção e propinas que se instalou na Petrobras entre 2004 e 2014.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, na denúncia que apresentou à Justiça Federal na última sexta-feira (24), contra o presidente da maior empreiteira do país, Marcelo Bahia Odebrecht e executivos do grupo – formalmente acusados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa –, o Ministério Público Federal destaca, às páginas 41 e 42, a apreensão de documento na sede da construtora, intitulado “Relação de Brindes Especiais-2010″. O documento traz “listagem de diversos funcionários da Petrobras, o cargo por eles ocupado e a diretoria a que são vinculados e o respectivo ‘brinde’ recebido”.

Segundo o diário paulista, os procuradores que subscrevem a denúncia, em 205 páginas, atribuem à Odebrecht pagamento de R$ 389 milhões em propinas para ex-diretores da Petrobras que ocuparam cargos estratégicos na estatal, como Paulo Roberto Costa e Renato Duque. Os procuradores afirmam que Rogério Araújo, alto executivo da empreiteira – afastado do cargo depois que foi preso, em 19 de junho, junto com o líder da companhia – exercia o papel de ‘remetente da totalidade dos presentes’.
“A listagem é formada tão somente por funcionários do alto escalão da Petrobrás. como seu presidente à época, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, os diretores Maria das Graças Foster (na época diretora de Óleo e Gás), Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Renato Duque (Serviços), Jorge Luiz Zelada (Internacional) e Nestor Cerveró (Internacional), além do então gerente executivo de Engenharia Pedro Barusco”, assinala a Procuradoria da República.
O ex-presidente da Petrobras José Gabrielli não respondeu. Em outra ocasião, ele negou envolvimento com irregularidades na petrolífera brasileira. Procurada, Graça Foster não retornou os contatos.

Blog de Tony Xavier / Via Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário