quinta-feira, 16 de julho de 2015

Operação 'Easy Bank' prende cinco suspeitos de roubo a banco em AL


Suspeitos de assalto a banco foram detidos em São Miguel dos Campos e Arapiraca (Foto: Derek Gustavo/G1)A Polícia Civil de Alagoas apresentou, na tarde desta quinta-feira (16), em uma coletiva de imprensa na sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), em Maceió, o resultado da "Operação Easy Bank", que resultou na prisão de uma quadrilha suspeita de roubo a bancos no interior do Estado.

As prisões aconteceram nos municípios de Arapiraca e São Miguel dos Campos. Segundo a polícia, um dos suspeitos de integrar o grupo já cumpria pena no Sistema Prisional.

Segundo as investigações, o primeiro roubo do grupo aconteceu no dia 6 de março deste ano, no Banco do Bradesco, localizado na Avenida Fernandes Lima, na capital. O segundo, na Rua Goiás também no bairro do Farol, no dia 27 de março.

Já o quarto registro foi do dia 8 de maio, no Banco Santander, na Rua do Sol, no centro de Maceió. Já o último, ocorreu em uma agência do Banco do Bradesco, no município de Coruripe. 

De acordo com a polícia, seis suspeitos participaram dos crimes. Cláudio Flor de Andrade é apontado como o mentor intelectual das ações. Ele ia até os bancos vestindo terno e gravata e coordenava os crimes.

Depois do assalto em Coruripe, fugiu para São Paulo, mas precisou retornar para Arapiraca para articular mais um crime que aconteceria na cidade.

"Eles estavam planejando um outro roubo a banco, desta vez em Arapiraca, que iria acontecer hoje. O objetivo era levar R$ 1 milhão, mas nós conseguimos frustar a ação deles", diz o delegado Ronilson Medeiros.


Oscar Bispo Silva e sua esposa Giselia Ribeiro da Silva faziam os levantamentos necessários como a questão de horários para poder decidir quais bancos a quadrilha iria assaltar. Já Agildo Avelino era encarregado da cobertura e também apoio logístico.

Cládio Flor de Andrade entrava nas agências bancárias vestido de terno e gravata (Foto: Divulgação/Polícia Civil)De acordo com a polícia, José Givaldo Ribeiro da Silva, o "gil", participava diretamente dos assaltos. Ele foi preso na rodoviária de São Miguel dos Campos, quando tentava pegar um ônibus para São Miguel, onde ia encontrar o grupo. Josimar Manoel da Silva, que participou dos três últimos assaltos, foi preso no dia 26 de junho por porte ilegal de arma de fogo.

Ainda de acordo com Medeiros, a forma como a quadrilha realiza os crimes era diferente de outros grupos criminosos semelhantes. "Eles não utilizavam explosivos, mas atuavam armados e faziam uso de reféns. Esse foi o modus operandi em todos os crimes que cometeram anteriormente".

A operação, coordenada pelo delegado Filipe Caldas, contou com 10 equipes com apoio da Delegacia Regional de Arapiraca e Delegacia Regional de São Miguel dos Campos.

Roberta Cólen e Derek GustavoDo G1 AL
Foto Divulgação/Polícia Civil
Foto: Derek Gustavo/G1 - 
Blog de Tony Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário