sábado, 1 de agosto de 2015

Dono da Friboi: "Conheço Lulinha de foto"


O presidente da empresa JBS, dona Friboi, Wesley Batista, criticou nesta sexta-feira, 31, em entrevista à BBC Brasil, a divulgação de ele o filho do ex-presidente Lula, Fábio Luiz Lula da Silva, seja dono da empresa, a maior processadora de proteína animal do planeta.  "Lula foi presidente por oito anos. Só o encontrei uma vez nesse período, em uma reunião setorial no palácio, com 30 pessoas na sala, ministros, CEOs, etc", afirmou.

Segundo Wesley, seu irmão, Joesley Batista, nunca encontrou Lula quando ele era presidente. "Fomos conhecê-lo depois, porque nos chamaram no Instituto Lula justamente para explicar isso (os rumores). Ele perguntou: 'Que diabos é isso? São vocês que estão falando isso?' Respondemos: 'De jeito nenhum, presidente Lula, achamos isso um negócio sem pé nem cabeça'", contou. 


Questionado sobre a relação com Lulinha, Wesley respondeu: "Nunca vi o Lulinha na minha vida. Sei quem ele é por foto na internet. Nunca apertei a mão do Lulinha. Meu irmão encontrou ele uma vez em um evento social, uma festa. Uma pessoa que estava lá ainda brincou: 'Vem cá que eu vou te apresentar teu sócio. O sócio que você não conhece...'. Aí meu irmão disse: 'Rapaz... o povo fala que somos sócios e nunca nem tinha te visto'", afirmou.
O presidente da JBS criticou também o mito de que a empresa recebe dinheiro subsidiado do BNDES. "As pessoas não se dão ao trabalho (de conferir). A JBS não recebe empréstimos do BNDES. Ponto. Isso é público. A JBS não deve um centavo ao BNDES. Público. Para não falar que não deve um centavo, deve 40 e poucos milhões de reais, que veio de aquisições que fizemos, da Tyson e da Seara", afirmou. 
Confrontado pela BBC de que a empresa recebeu aportes via BNDESPar (o braço de participações do BNDES. Ele compra ações de empresas. Não faz empréstimos, mas se torna 'sócio' das companhias), Wesley Batista disse que o negócio foi lucrativo para a instituição. "A JBS vendeu participação acionária para o BNDESPar, que participa em 200 ou mais empresas. E importantíssimo: depois que a JBS já tinha capital aberto. A transparência foi total. Além disso, se formos olhar o investimento que o BNDESPar fez e o que tem hoje, eles tiveram um resultado extraordinário. Provavelmente, um dos melhores da sua carteira. O total de aportes na JBS foi da ordem de 5 bilhões de reais. Eles compraram isso em ações que hoje, felizmente, valem muito mais", afirmou.

(Portal BR 247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário