quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Petrolândia: A poucos dias de nova avaliação da Anatel, a Oi ainda descuida da manutenção de telefones públicos

Após ser punida, em abril deste ano, com a obrigatoriedade de conceder ligações gratuitas em chamadas para telefones fixos locais, originadas de telefones públicos (orelhões) e a menos de 15 dias da próxima medição a ser realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), marcada para o dia 30 deste mês, a manutenção dos aparelhos de telefonia pública não parece ser prioridade para a Oi, pelo menos na cidade de Petrolândia, Interior de Pernambuco. Na foto acima, o único orelhão que restou em frente ao Atacado Sanfrancisco, na Av. Auspício Valgueiro Barros, retrata perfeitamente o nível da qualidade dos serviços de telefonia pública oferecidos na cidade.

 Quem precisa usar um orelhão nestes tempos de telefonia móvel e ligações online, tem que andar muito à procura de um telefone público em bom ou razoável estado. Em alguns locais há orelhões solitários, literalmente desprezados. Em outros pontos, estão plantados aos pares ou trios. Normalmente estão 'mudos', sem sinal de linha. É justo ressaltar que nem tudo é descaso ou falta de pressa da Oi em tomar providências. Vários aparelhos são depredados pelo vandalismo praticado na cidade, em todos os espaços públicos, como atividade recreativa ou esportiva. Porém, é igualmente justo lembrar que nem isso justifica a demora em fazer consertos e manutenções.
 
A partir de 15 de abril passado, os usuários de orelhões da Oi em Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe receberam o direito de fazer ligações gratuitas de telefone público para telefone fixo local. A medida foi resultante de punição aplicada pela Anatel à operadora pelo não cumprimento da disponibilidade de orelhões em funcionamento nos referidos estados. De acordo com a Anatel, se no final deste mês de agosto a disponibilidade de orelhões ainda não tiver chegado a no mínimo 90% em todas as Unidades da Federação e no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso comunitário), nova sanção será aplicada à operadora, com gratuidade nas chamadas de telefone público para ligações de longa distância nacional, a partir de 1º de outubro. 
 
Com resultado insatisfatório na medição de 29 de fevereiro de 2016, a Oi terá que oferecer ligações gratuitas para celulares com o mesmo DDD, a partir de 1º de abril de 2016. E caso não alcance o patamar mínimo na medição de 30 de agosto de 2016, quem encontrar um telefone público em funcionamento vai ligar de graça para celulares com DDD diferente. As medições continuarão a ser realizadas pela Anatel a cada seis meses.
 Primeira Foto: Orelhão da Oi na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao Atacado Sanfrancisco, em foto tirada na tarde de ontem
 Segunda Foto: Apesar da mesma paisagem, a foto acima foi tirada no dia anterior, segunda-feira.
Fotos: Lúcia Xavier 
 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário