sábado, 22 de agosto de 2015

Presa em SP ex-primeira-dama do Mato Grosso

A ex-primeira-dama de Mato Grosso Roseli Barbosa, casada com o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), foi presa na capital paulista nesta quinta-feira (20). Ela é acusada de liderar um esquema de desvio de dinheiro dos cofres estaduais. Roseli desembarcou em Cuiabá, sem algemas, por volta das 23h40, em um voo comercial da Gol, e chegou ao presídio feminino Ana Maria do Couto May na madrugada desta sexta (21).

Denunciada pelo Ministério Público no final do ano passado, a ex-primeira-dama é acusada de comandar um esquema de corrupção que teria causado um prejuízo de R$ 8 milhões nas contas da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), entre 2011 e 2014, período em que comandou a pasta.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Roseli vestiu o uniforme padrão das detentas (lilás, com detalhes em verde claro) e recebeu toalha, colchão, lençol e produtos de higiene pessoal antes de ser encaminhada à cela especial a que tem direito, por ter curso superior.


Ela está sozinha na cela, que possui uma cama de cimento e banheiro. Segundo a Sejudh, três refeições são servidas às detentas diariamente, sem variação decorrente do nível de escolaridade. Pela manhã, são oferecidos pão, bolacha e café com leite. Para o almoço e o jantar, há arroz, feijão, salada e um tipo de carne.

A ex-primeira-dama poderá receber visitas aos domingos, entre 9h30 e 16h30, ou nas primeiras quartas-feiras de cada mês. Toda detenta tem direito a duas horas diárias de "banho de sol".

Segundo a Sejudh, o presídio feminino abriga atualmente 195 presas e tem capacidade para 180 pessoas.

Por meio de nota, Silval Barbosa, denunciado em outra investigação sob acusação de desvio de recursos públicos (R$ 12 milhões), disse que estava em Cuiabá no momento da prisão da mulher e que foi a São Paulo encontrá-la logo que soube da ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), do Ministério Público Estadual.
"O que posso dizer é que confiamos na Justiça, mas vamos combater os excessos, pois acredito que a prisão é desnecessária, uma vez que a Roseli não participou de nenhum esquema na secretaria", declarou.  

(Da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário