terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dilma pode ganhar a batalha dos vetos

Apesar da tensão política, é alta a chance de sucesso na manutenção dos vetos presidenciais na votação do Congresso prevista para quarta. Há um consenso mínimo no Congresso, sobretudo no Senado, de que esses vetos não podem ser derrubados neste momento pelo efeito negativo que teriam sobre a economia.
Os dois principais vetos presidenciais são ao reajuste médio de 59% para os servidores do Poder Judiciário, que seria pago ao longo de quatro anos, e à extensão para todas as aposentadores da correção prevista na fórmula de ganho real do salário mínimo. Esses dois vetos, somados a outros que estarão em análise, teriam potencial de dano às contas públicas de criar um rombo de R$ 63 bilhões nos próximos quatros anos.
A realização da reforma ministerial, se bem feita, ajudaria a facilitar a manutenção dos vetos. Mas, hoje, o mais provável é que os vetos sejam mantidos. O Congresso, que viu o dólar disparar na semana passada, não vai querer ser responsabilizado por uma nova alta da moeda americana na comparação com o real. De qualquer forma, é importante tentar realizar uma reforma ministerial que acalme o cenário político e não aumente resistências.
 Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário