quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Governo prepara conjunto de corte de despesas e aumento de receitas

Um dia após o rebaixamento da nota do Brasil pela agência Standard & Poor’s, o Governo Brasileiro se prepara para um pacote de corte de despesas e aumento de receitas.

http://imagens1.ne10.uol.com.br/blogsne10/jamildo/uploads/2015/06/LM-DilmaeAlckmin-20150625-15-580x400.jpgSegundo informações da Folha de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff decidiu fechar com sua equipe econômica um conjunto de medidas para cumprir a meta de superávit de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.
Assessores da presidente teriam afirmado que o governo pretendia apresentar as medidas na manhã da última quarta-feira (9) exatamente para evitar o rebaixamento da nota do Brasil, o que acabou acontecendo.
O principal erro do governo, diz o texto, seria a grande visibilidade dada a propostas de aumento de receitas – ou seja, aumento de impostos – como principal medida para ‘arrumar a casa’. A intenção agora seria elaborar uma série de medidas de redução de custos e aumento de impostos equilibrada. A baixa popularidade da presidente e a falta de diálogo com a Câmara são grandes obstáculos a serem superados.
Somadas, as medidas anunciadas, entre cortes de gastos e aumentos de arrecadação, seriam de R$ 65 bilhões. A redução no número de ministérios e agências governamentais foi dada como certa.
Os aumentos de alíquotas da Cide (tributo cobrado sobre combustíveis), IOF, IPI e Imposto de Renda, além da recriação da CPMF, apesar de impopulares entre empresariado, especialmente, também não foi descartada.

Blog de Jomildo/NE10
 Foto: Lula Marques/Agência PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário