sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O amor mais longevo do planeta terra


Nos dias atuais, é muito raro encontrarmos casais que estejam juntos há mais de dez anos, mais difícil ainda é conhecermos um casal que tenha 50 anos de matrimônio. Porém, para nossa surpresa e alegria, achamos um casal centenário no município de Iguaracy que resistiu ao tempo e as dificuldades da vida.
O senhor José Miguel Lúcio nasceu na cidade Belo Jardim, no dia 23 de julho de 1914. Seu Zé Lúcio, como é conhecido, completou em julho deste ano, 101 anos. Rita Josefa de Jesus nasceu na cidade de Serra Branca, na Paraíba, e no próximo dia 25 irá comemorar 100 anos de idade. Neste ano eles também comemoraram Bodas de Perfume, 77 anos de um casamento sólido e harmonioso.
O casal se conheceu em uma festa no município do Congo, na Paraíba, em 1937. Passaram pouco tempo de namoro e se casaram no início de 1938. O casal morou em Belo Jardim por muitos anos e chegaram ao município de Iguaracy, no Sertão pernambucano, no ano de 1966. A família é numerosa, seu José e dona Rita, tiveram 08 filhos, netos são 38, bisnetos 56 e 01 tataraneto.

 O casal esbanja simpatia e lucidez, seu José chama atenção pela sua educação e inteligência, em suas lembranças ele ressalta o tempo em que dava aulas particulares para as pessoas que queriam aprender a ler e escrever nas décadas de 40 e 50. Dona Rita, muito simpática, ainda realiza alguns afazeres domésticos e gosta muito de rezar em seu oratório. O bom humor é típico dos dois, que se divertem em contar histórias do seu passado.
Quando perguntados sobre qual o segredo para viver tantos anos juntos, o casal é direto e afirma que a paciência e o amor são os sentimentos que seguram os dois até hoje. “Tem que gostar muito, respeitar e ter paciência, é por isso que estou com Zé até hoje”, declarou dona Rita.
Sr. José conta as vantagens da boa convivência entre o casal. “Viver na paz é bom demais, eu cuido dela, ela cuida de mim, assim vamos vivendo”, enfatizou o marido. Mesmo com algumas dificuldades na saúde os dois não perdem o bom humor, é possível perceber com facilidade a alegria por estarem juntos e a preocupação que um tem com o outro. O verdadeiro amor resiste ao tempo e supera os obstáculos.

Por Mário Viana Filho, 
do Jornal Folha do Pajeú

Nenhum comentário:

Postar um comentário