quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cai para 24% volume de água no Açude da Cagepa em São José de Piranhas

Açude fotosss capa
O Açude São José I (conhecido como açude da Cagepa) que abastece São José de Piranhas, chegou a 24,6% da capacidade de armazenamento nesta quinta-feira (22), correspondendo a 751 mil de metros cúbicos, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O número inspira cuidados e, se não chover para aumentar o volume a partir de janeiro próximo, a água pode ser insuficiente para abastecer a cidade.

Devido ao baixo nível, a Gerência Regional do Alto Piranhas teve que implantar um racionamento desde o mês de junho deste ano para economizar o recurso hídrico do manancial. A água para de ser distribuída às 5h do sábado e só voltava às 5h na segunda-feira.
A preocupação dos moradores é tanta que eles próprios já passaram a vigiar outras pessoas que desperdiçam água à toa. Apesar disso, outra questão maior precisa ser resolvida que é a retirada de água por meio de motores bombas para irrigar plantações ao longo da represa do açude.
Recurso hídrico da CagepaPara procurar uma solução a Câmara Municipal propôs uma audiência pública para convidar os órgãos públicos competentes e discutir uma forma de resolver a problemática para deixar a água apenas para o consumo humano, que nesse momento passa a ser prioridade.
Por: Dida Gonçalves/Radar Sertanejo - Fotos: (Diogenes Bezerra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário