sábado, 3 de outubro de 2015

EXplosão: delação de Baiano sai na próxima semana

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá homologar na semana que vem o pedido de delação premiada de Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, um dos presos na Operação Lava-Jato. Ele foi preso ano passado e há pouco mais de um mês fez a solicitação à Justiça e começou a prestar depoimentos sobre sua atuação como intermediário de propina para políticos. Ele é apontado como operador do PMDB e também com ligações no PT.

Nesta segunda-feira, um juiz auxiliar destacado por Zavascki irá a Curitiba para conversar com Fernando Soares sobre as condições de seu pedido de delação premiada. É uma conversa de praxe para que fique claro o cumprimento da lei – de que o pedido de delação foi feito espontâneamente, sem qualquer tipo de coação.
Depois disso, Zavascki poderá homologar a delação e encaminhar todas as informações à Procuradoria Geral da República. Assim, o procurador-geral, Rodrigo Janot, poderá se valer destas informações para fazer novos pedidos de denúncia contra políticos ou dar mais sustentação a pedidos já feitos.


Segundo os cálculos feitos no Supremo Tribunal Federal, ampliados os prazos para a defesa dos políticos denunciados – casos de Eduardo Cunha e Fernando Collor –, dificilmente algum haverá tempo para pedido de abertura de processo contra algum deles este ainda este ano.
Portal G1 - Cristiana Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário