domingo, 25 de outubro de 2015

Mercado vê 2016 com pessimismo ainda maior

Instituições do mercado financeiro passaram a enxergar o ano que vem com pessimismo ainda maior. Há bancos de investimentos que projetam para 2016 recessão na faixa de mais de 2% e inflação de 6,5%, exatamente o teto da meta oficial. Ao negar hoje “pedaladas” em 2015, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, buscou reverter expectativas negativas.
Levy também defendeu a presidente Dilma Rousseff, porque o novo pedido de impeachment da oposição sustenta que o governo petista realizou as manobras fiscais neste ano. Enfraquecido politicamente, Levy ganha pontos com Dilma ao agir assim.
O ministro da Fazenda também defende a política econômica que vem aplicando, mostrando que ela é diferente da que se fazia no primeiro mandato de Dilma, quando havia maquiagem fiscal.
A situação de Levy no governo, no entanto, ainda é delicada. Apesar de Dilma ter rebatido pressões do PT para demiti-lo, é fato que o ex-presidente Lula sugeriu a troca do ministro da Fazenda.
Nesta sexta, em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, o petista disse que seria “desleal” pedir a saída de Levy. Mas, nos bastidores, Lula defende que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles assuma o comando da economia.
Além das críticas de Lula e de setores do PT, Levy também tem tido brigas internas com outros ministros.


Em resumo, continua difícil a situação do ministro da Fazenda, que aumentou seu isolamento no governo.
Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário