quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Reprovação das contas fragiliza Dilma, admite planalto


O governo reconhece que a reprovação das contas de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) fragiliza a situação política da presidente Dilma Rousseff. A avaliação foi feita agora à noite por ministros petistas.

Houve um racha entre integrantes do governo na estratégia de defesa no TCU. Apesar de o governo ter optado por tentar adiar o julgamento, há o reconhecimento de que isso acabou criando espírito de corpo entre os ministros do tribunal. 

Inicialmente, havia uma tendência de alguns ministros do TCU de não responsabilizar Dilma Rousseff pelas pedaladas fiscais, o que daria argumentos favorávveis a ela durante a análise das contas pelo Congresso. No entanto, diante da tentativa de colocar suspeição sobre o ministro do TCU Augusto Nardes, relator do processo, houve um movimento interno no TCU de autoproteção, o que complicou ainda mais a situação do governo, já que a rejeição das contas foi aprovada por unanimidade.

Há o reconhecimento no Planalto de que, apesar da reforma ministerial, a situação política não melhorou. Isso porque o governo ainda não conseguiu quórum no Congresso para votar os vetos presidenciais, o TSE reabriu investigação sobre contas de campanha de Dilma e Temer e, agora à noite, o TCU recomendou a rejeição das contas de governo de 2014.

O governo vai tentar, a partir de agora, reverter a recomendação do TCU junto aos parlamentares quando a matéria for votada no Congresso Nacional.
Blog do Camarotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário