sábado, 7 de novembro de 2015

Água potável pode ser economizada com ação simples dentro de casa


Iniciativa é simples e utiliza uma garrafa PET (Foto: Simone Campelo/Arquivo pessoal)Uma medida para economia de água potável está sendo difundida pela redes sociais, em Petrolina, no Sertão pernambucano. A iniciativa é simples: basta encher com água uma garrafa PET e inserir dentro da caixa de descarga do vaso sanitário. O volume de água economizado por descarga será equivalente ao tamanho da garrafa escolhida.
A atitude foi de Simone Campelo, que é síndica de um condomínio do município. Simone conta que assistiu a um vídeo na internet e decidiu difundir a ideia. “Assim que testei em minha casa e vi que funcionava, enviei mensagens para conhecidos, vereadores e secretários. É algo simples, barato e que pode ser feito em qualquer lugar, principalmente nos espaços públicos, basta ter boa vontade. Meu próximo passo é difundir a ideia dentro do condomínio”, argumenta.
De acordo com o biólogo, Jorge Carvalho, a iniciativa é importante, porque faz parte de um processo de mudança de comportamento da sociedade. “Este é um procedimento de sensibilidade ambiental que contribui de forma significativa e que deve ser incentivado pelo gestor do município. Entretanto, o indivíduo que reduz o consumo deve receber a garantia de que não será penalizado com tarifas”, afirma.
Para o biólogo, a redução consciente é necessária, porém é preciso que haja uma economia mais ampla relativa aos gestores responsáveis pelos recursos hídricos. "Tenha a certeza de que a população vai fazer a economia do recurso natural, mas a gente não tem a garantia de que a gestão dos recursos vai ser feita de maneira correta", conclui.
Do G1-Petroina/Foto: Simone Campelo/Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário