sábado, 21 de novembro de 2015

Lemann: polarização política trava avanço do país


O empresário Jorge Paulo Lemann, 76, criticou a polarização política no Brasil por travar o progresso do país e defendeu o diálogo entre os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso. Principal acionista da AB InBev e homem mais rico do Brasil, com um patrimônio de R$ 83,7 bilhões segundo a revista "Forbes", o empresário conversou com a Folha em evento organizado pela Fundação Lemann, cujo conselho ele preside, na Universidade Columbia, em Nova York, nesta sexta-feira (20).
"O pessoal não se entende. Até Fernando Henrique e Lula. Eles foram amigos, já trabalharam juntos e aí ficou nessa ciumeira de o Lula querer ser Fernando Henrique e Fernando Henrique querer ser Lula", disse. "Tem de se unir por algumas coisas, [dizer:] vamos conversar que é importante", avaliou o empresário. Em meio a essa polarização, "o PMDB fica ali no meio", observou. "Acho que o PMDB vai saltar fora desse governo daqui a pouco. Aí que as coisas vão acontecer."
Lemann ponderou que discursos idealistas tampouco ajudam a construir soluções práticas. "Está cheio de gente no Brasil que acha que igualdade é uma beleza. Eu acho igualdade uma beleza também, só que não funciona. Igualdade de oportunidade, isso sim. Agora, igualdade por igualdade... As pessoas não são iguais."
Em discurso no evento, o empresário afirmou que "incomoda que, no Brasil, as pessoas sejam tão preocupadas sobre ser de direita e ser de esquerda". "Poucos falam sobre o que deveria ser feito, sobre o que é prático e o que pode ajudar o país", criticou.

Da Folha de S.Paulo – Maria Cristina Frias e Thais Bilenki

Nenhum comentário:

Postar um comentário