quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Menina pernambucana de 9 anos fará leilão de desenhos para ajudar refugiados no Brasil


“Oi, eu sou Sophia, tenho 9 anos e irei ajudar os refugiados sírios”. A partir daí o repórter sabia que a entrevista com a pernambucana Sophia Maia seria mais que uma pauta factual. Simplicidade, maturidade, papel, tinta e dor. 

Esses elementos se juntam à esperança de leiloar uma série de desenhos assinados por ela, e ir entregar pessoalmente em São Paulo o valor arrecadado para os que fogem da guerra civil na Síria. A exposição Imaginário vai ser realizada na Galeria Suassuna, na Praça de Casa Forte, zona Norte do Recife, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 18h.

 O drama que é retratado na maioria das obras não é novo, mais de 240 mil sírios foram mortos na guerra da Síria desde 2011, sendo 12 mil crianças da mesma idade ou menores que Sophia, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Além de uma crise imigratória que já é considerada a pior desde a Segunda Guerra Mundial (1939- 1945). Só este ano, são mais de 800 mil pessoas tentando chegar à Europa e até para países mais distantes como o Brasil. Tendo que enfrentar o desafio de deixar tudo para trás, muitas vezes até os filhos, em busca de um destino que se mostra, principalmente na Europa, hostil à presença deles. O que surpreende aqui é a sensibilidade de uma menina que decidiu agir sem se importar com os quase 9 mil km que separam o Recife de Damasco, capital da Síria.

“Ela tão pequena nos toca e nos faz refletir ainda mais sobre a falta de ação dos adultos nessa crise. Eles se reúnem em cúpulas sem uma ação concreta de ajuda ser definida”, pontua a assistente social voltada para refugiados que chegam a São Paulo Adelaide Guadalupe. A profissional explica que a maior dificuldade dos que chegam por aqui é a falta de conhecimento da língua e de emprego, quadro agravado com a instabilidade econômica. Por aqui são aproximadamente 2 mil que vieram por conta da guerra, número que deve crescer devido ao agravamento causado pelo Estado Islâmico (EI) e as forças opositoras.

Via PN _ Petrolândia Notícias / Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário