quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Minha cidade é linda


Alagoinha, no Agreste pernambucano, a 225 km de Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. A imagem mostra a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, concluída em 1916. O templo foi construído em regime de mutirão, com a colaboração e doação dos moradores.

Em 1761, João Antunes Bezerra comprou a propriedade de Alagoinha, que fazia parte da sesmaria doada pelo governo português, ainda no século XVII, através do então governador da capitania de Pernambuco, Fernão de Souza Coutinho, aos portugueses Bernardo Vieira, Antônio Pinto e Manuel Vieira.
Acompanhado de sua esposa e de dez escravos, João Antunes transferiu-se da localidade Tará (pertencente hoje ao Município de Venturosa), de onde era natural, para Tingui, na encosta sul do atual município de Alagoinha.
Em 1790 o irmão mais novo de João Antunes, Gonçalo Antunes Bezerra, conhecido boiadeiro da região, casa-se com moça de boa família da cidade de Vitória de Santo Antão, fixando residência ali por quatorze anos. Em 1804, por não se sentir bem de saúde, e com saudades do sertão, resolve mudar-se, e compra a propriedade do irmão que por se sentir velho e sem filhos deseja que Gonçalo passasse a residir perto dele.

De posse da vasta propriedade, Gonçalo Antunes Bezerra, grande boiadeiro, tangerino e poeta, empreende uma aventura bastante arraigada na tradição oral dos mais velhos: põe-se a cavalgar durante todo o dia rezando o "terço" e pedindo a Nossa senhora que o ilumine na escolha do local no qual levantará sua morada, às seis da tarde, hora do ângelus, hora da "Ave-Maria", tão cara ao sertanejo, para o seu cavalo como que guiado pela divina providência sobre um grande e aprazível lagedo (onde fica hoje a Igreja matriz), onde, de fato, construiu aquela que seria a primeira casa na localidade (existente até hoje), dando início assim à fundação do povoado que se tornaria mais tarde uma florescente vila.
Em 1879 pela lei provincial nº 1408, de 12 de maio de 1879 e por lei municipal nº 1, de 25 de novembro de 1892, foi criado o distrito de Alagoinha, subordinado ao município Cimbres. Em 1908 houve um grande surto de Febre Amarela no então distrito. Boa parte da população de Alagoinha foi dizimada, sendo inclusive construído cemitérios exclusivos para as vítimas da epidemia.
Conhecida como terra do xerém, os principais atrativos turísticos da cidade são: a Pedra do Letreiro, a Serra do Gavião, o artesanato local e, no mês de outubro, a Alagofest, carnaval fora de época do município. Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quadro pelo magno@blogdomagno.com.br.
Via Blog do Mágno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário