sábado, 21 de novembro de 2015

Santa Cruz confirma volta à elite


Santa Cruz jogou a Série A pela última vez em 2006 / JC Imagem
Foto: JC Imagem
Nove anos depois do primeiro rebaixamento em série, o Santa Cruz confirmou sua volta à elite do futebol brasileiro, ao vencer o Mogi Mirim por 2x0, na tarde deste sábado, em jogo disputado no Estádio Novelli Júnior, em Itu.

Com uma rodada de antecedência, o tricolor pernambucano já confirmou, no mínimo, a quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 64 pontos. Não podendo mais ser superado por outros adversários fora do G-4. Ficando para a última partida, sábado, no Arruda, um duelo direto pelo vice-campeonato com o Vitória, que soma 66 e também garantiu vaga na Série A, a exemplo do América-MG e do campeão Botafogo.

Depois de brigar contra a zona de rebaixamento no início da competição, o Santa Cruz conseguiu reação incrível, após a troca do comando técnico. Com a substituição de Ricardinho, campeão pernambucano, por Marcelo Martelotte, o tricolor mudou. Para melhor. Saindo da 18ª posição para ingressar no G-4.

Neste sábado, apenas a confirmação de uma campanha histórica. Com 19 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Consagrando ainda herois, como o goleiro Tiago Cardoso, destaque na competição e presente em todos acessos, desde que o clube chegou na Série D, em 2009. Assim como ele, Renatinho, titular em Itu e também remanescente dos tempos em que o tricolor sofreu na Quarta Divisão. Além da dupla de criação João Paulo e Daniel. E dos atacantes Grafite, Luisinho e o sempre artilheiro Bruno Moraes.

Diante de um Mogi Mirim já rebaixado à Série C, em crise financeira, política e administrativa, o Santa demorou muito para se ajustar. Só chegando à vitória na segunda etapa.
No primeiro tempo, apatia geral. Sem apoio dos laterais e com os atacantes sem movimentação. Com isso, as chances criadas foram poucas. Apenas quatro chutes em gol. 

Somente um com perigo, num arremate de Renatinho, de fora da área. Enquanto que o Mogi assustou em uma finalização de Anderson e num cruzamento que a bola passou rente ao gol.
Na segunda metade da partida, o tricolor acordou. João Paulo passou a buscar jogo. Abrindo espaços para os laterais e criando chances. Tanto que em dez minutos foram quatro chances de gol. Mas que em todo primeiro tempo.

E logo aos 10, o gol que abriu o caminho para a classificação. Em lance bobo, o meia Anderson segurou Alemão após cobrança de escanteio. Pênalti bem marcado pelo árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio. E bem cobrado por Daniel Costa. Lance que desmorounou a equipe paulista. O Santa se aproveitou. E fez o segundo, com Bruno Moraes acertando belo chute, após rebote num chute de Renatinho.

Aí sim, o time coral voltou a cadencear a partida. Segurando o Mogi Mirim com boa marcação e saídas rápidas em contra-ataques. Sem sofrer risco. Numa das raras chances dos mandantes, Anderson chutou forte. Tiago Cardoso mandou a escanteio. Mas o tricolor carimbou o passaporte para a Primeira Divisão com Bileu, após rebote em chute de Raniel.


LANCE A LANCE
1º tempo
30 segundos - Alan Vieria arrisca de fora de área. Bola vai por cima.
4 minutos - Em cobrança de falta, Anderson cruza com perigo. Bola passa perto do gol.
8 - Dunguinha pega rebote e chuta por cima.
24 - Na chance mais clara do 1º tempo, Daniel Costa pega sobra de bola e erra o alvo.
28 - Anderson limpa jogada e chuta de canhota. Bola raspa a trave.
35 - Aparecendo pouco, Renatinho arrisca de fora. Sem perigo.
42 - Renatinho recebe de João Paulo, mata no peito e chuta. Bola passa perto da trave.

2º tempo
8 minutos - Daniel pega sobra, mas chuta fraco. De frente para o goleiro.
10 - Em pênalti sofrido por Alemão, Daniel Costa abre o placar.
13 - Renatinho arrisca de longe, o goleiro Daniel espalma, Bruno Moraes pega rebote e amplia para o Santa.
25 - Anderson chuta forte. Tiago Cardoso espalma.
31 - Raniel chuta, Daniel espalma e Bileu manda para o fundo da rede.
39 - Raniel invade a área e toca no cantinho. Daniel evita o quarto gol.
40 - De frente para o gol, Luisinho perde oportunidade de ampliar, chutando por cima.

Ficha do jogo
Mogi Mirim
Daniel; Michel, Pablo, Renato e Dieguinho; Jonatan, Dunguinha (Gustavo), Franco e Anderson; Jô (Daniel Trajano) e Keké. Técnico: Toninho Cecílio.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vítor, Danny Moraes, Alemão e Alan Vieira; Wellington César, Daniel Costa e João Paulo; Renatinho (Bileu), Luisinho e Bruno Moraes (Raniel). Técnico: Marcelo Martelotte.
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO). Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO). Gols: Daniel Costa, aos 10, Bruno Moraes, aos 13, e Bileu, aos 31 minutos do 2º tempo. Renda: R$ 81.080. Público: 1.400. Cartões amarelos: Alemão, Anderson.

Via JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário