sábado, 12 de dezembro de 2015

Custódia é palco da maior epidemia de dengue


No lançamento dos meus livros Perto do coração e Reféns da Seca, ontem, em Custódia, a 330 km do Recife, fiquei assustado com o drama que a sua população está enfrentando com a maior epidemia de dengue e chikungunya do Estado. São notificados cerca de 400 casos por dia e nos últimos 30 dias ocorreram 38 mortes.

O caos é atribuído à demora do envio de recursos do Governo Federal para compra do larvicida e o corte de 60% dos agentes de epidemias. Mas a oposição culpa diretamente o prefeito Luiz Carlos (PT) pela situação desesperadora. Na área urbana, a compra de repelentes subiu 80%, o hospital está abarrotado de doentes e muita gente da cidade com filhos no Recife tem aconselhado a não vir a Custódia.
“Raramente, quem passa por Custódia consegue escapar das garras do mosquito da dengue”, diz o presidente da Câmara de Vereadores, Rony Barbalho (PCdoB), adiantando que a população está em pânico. Relato muito semelhante foi feito pelo vice-prefeito Emanuel Fernandes, o Manuca (PSD), para quem o principal responsável pelo surto incontrolável é o prefeito.
“No momento em que o Governo Federal atrasou o larvicida, a Prefeitura deveria ter feito alguma coisa, mas o prefeito cruzou os braços deixando à população abandonada”, disse, em discurso na Câmara. O vereador Chico Leite (PSB) também responsabilizou a Prefeitura e disse que ele próprio contraiu dengue.
“O quadro é muito mais grave do que a gente imagina”, disse, por sua vez, o vereador Paulino Avícola (PSB). Ao longo do dia de ontem, carros fumacês eram vistos passando pelos bairros periféricos da cidade, mas a solução, segundo o vereador Neguinho da Maravilha (PSB), está longe dos fumacês. “Exige uma ação emergencial, uma força tarefa”, avalia, adiantando que seu distrito Maravilha 70% da população está com dengue.
Ontem, no momento em que cheguei à cidade para a palestra, presenciei dois enterros. Segundo os vereadores, vítimas da dengue. “Aqui, todos os dias têm mortes. O Estado tem que olhar de forma diferenciada para Custódia. Se formos depender da Prefeitura, nunca nos livraremos da epidemia”, disse o vereador José Neto Enfermeiro (PSDB).
Segundo levantamento oficial da Secretaria estadual de Saúde, Custódia lidera o ranking da dengue com 314,90 infectados por 100 mil habitantes. Funcionária de uma farmácia na cidade, dona Maria da Conceição revelou que toda a sua família já foi infectada pelo mosquito. “Meu filho, tome cuidado, senão você volta para o Recife com dengue”, advertiu.
Foi no século XVII que se iniciou o povoamento do atual município de Custódia, fruto da passagem de viajantes vindos da Serra da Baixa Verde (onde se localizam atualmente municípios como Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde), Vila Bela (atual Serra Talhada), Olho D'água dos Bredos (atual Arcoverde) e Alagoa de Baixo (atual Sertânia).

De acordo com a história local, a entrada no território foi feita pelo Coronel Luiz Tenório de Melo no mesmo século, tendo começado pela localidade de Quitimbu. Os jesuítas instalaram-se por algum tempo naquela localidade, construindo uma capela. Diz a tradição que uma das origens do nome Custódia viria do fato desses jesuítas estarem "sob custódia" da população local que os acolheu, já que estavam sendo perseguidos e naquele local ficaram protegidos.
Entretanto, a versão mais aceita é que o nome seria uma homenagem a Dona Custódia, proprietária de uma pousada que hospedava tropeiros e viajantes. O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia. Em 11 de setembro de 1928 foi elevado à categoria de município e desmembrado da atual Sertânia.
No tocante à economia, o município destaca-se no setor primário, com enfoque para a caprinocultura e a ovinocultura. Entre os principais produtos agrícolas produzidos, destacam-se: milho, feijão, algodão e goiaba. Com relação à indústria, a principal representante deste setor é a Fábrica Tambaú (no Centro), que leva seus produtos alimentícios (como doces de vários tipos e enlatados em geral) para boa parte do Brasil (principalmente no Norte e Nordeste).
 Merece destaque também a produção de remédios, desenvolvida pela IMEC - Indústria de Medicamentos de Custódia (no Bairro do Macambira). O município também é muito conhecido pelas feiras livres, respeitadas até os dias de hoje pela grandeza e diversidade de produtos. A feira livre de Custódia é uma das maiores da região, realizadas às segundas-feiras na Av. João Veríssimo. O setor de comércio é um dos setores que mais cresceram nos últimos anos. Tornou-se um dos maiores de toda a região, acompanhando o crescimento de todo o Brasil.

Via Blog do Mágno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário