sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Jequié: prefeita escapa de impeachment após arquivamento de processo na Câmara


Após dias de tensão e agonia, a prefeita de Jequié, Tânia Britto (PP), comemora o arquivamento do seu processo de impeachment definido pela Câmara Municipal, na sessão de quinta-feira (17). Segundo informações do blogueiro Marcos Frahm, o presidente da Casa, vereador Eliezer Pereira Filho (PDT), agiu de acordo com o parecer elaborado pelo procurador da Câmara, Augusto César Ribeiro, que considerou inconsistentes as alegações do pedido de afastamento da gestora.
A sessão foi marcada, ainda, pela presença de servidores públicos, que lotaram o plenário como forma de pressionar os parlamentares a não mais se posicionarem contra Tânia no polêmico processo, subscrito por vereadores da bancada da oposição. Ainda de acordo com o blogueiro, antes da sessão, nos meios políticos de Jequié, as conversações já apontavam para pizza, e não impeachment.
Articulação
Corre nos quatro cantos da cidade que Tânia Britto, através de seus articuladores, inclusive o seu ex-marido e deputado federal Roberto Britto (PP), vinha se mobilizando intensamente, objetivando abertura de diálogo com vereadores para evitar o impeachment. No início da semana, Tânia promoveu mudanças no primeiro escalão municipal e nomeou para o cargo de controladora-geral, Edneide Matos Lopes, irmã da vereadora Meire Lopes (PDT), parlamentar que também teria acatado o pedido de impeachment contra a gestora pepista.
A irmã da vereadora retornará ao cargo pelo qual já respondeu no primeiro ano da atual gestão pública municipal de Jequié. Edneide substitui o advogado Daniel Quadros Nogueira, que deixa o cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, sem titular desde a exoneração do médico Jacobson Leite Britto, filho da prefeita.
A nomeação de Edneide já teria dado mostras de que a gestora venceria a batalha ao se reaproximar de vereadores. Apesar da vitória, Tânia não tem mais maioria na Casa. Foi criado novo bloco de oposição, composto por 10 dos 19 vereadores que compõem a atual Legislatura na Câmara Municipal, incluindo governistas.
Por Redação Bocão News| Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário