Pelo segundo dia na mesma semana, o Sertão pernambucano registra ocorrência de chuva de granizo. Dessa vez, o fenômeno foi registrado no município de Sertânia. A cidade do Sertão do Moxotó fica a uma altitude de 558m e foi atingida por fortes chuvas no dia 25 de dezembro e, por volta das 13h, pedras de gelo acompanharam a precipitação. A população também registrou situações semelhantes em cidades do Ceará (Ubajara e Tianguá) e Paraíba (Taperoá).
De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roni Guedes, o estado não possui equipamentos específicos para prever a formação de granizo, uma vez que o evento é bastante isolado e ocorre dentro de um intervalo muito curto. “Normalmente não dura nem cinco minutos. O que conseguimos ver é a formação de nuvens muito altas, o que oferece condições para esse fenômeno. Pelo que vimos, essa grande massa já seguiu pelo Sertão do Pajeú e segue para a Paraíba, o que elimina o risco de nova chuva de granizo assim como de fortes precipitações em todo o estado no sábado e no domingo”, afirma.
Segundo Guedes, o granizo ocorre quando a nuvem se desenvolve em formato vertical, por conta da umidade, e sobe a uma altitude muito elevada na atmosfera. Como a temperatura cai bastante quanto mais alto se sobe, o vapor de água que sobre da superfície acaba condensando, fica pesada e cai, perdendo tamanho na queda por conta do derretimento contínuo. O fenômeno já foi registrado em Pernambuco pelo menos outras cinco vezes desde a criação da APAC, em 2011: em Chã Grande, Riacho das Almas, Bezerros, Ouricuri e Flores.
Via www.afogadosonline.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário