segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Verão terá temperaturas elevadas e chuva abaixo da média em Petrolina

Ilha do Fogo entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA  (Foto: Emerson Rocha/ Globo Esporte.com)
A Primavera em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, terminou com altas temperaturas, sol forte e com pouca presença de chuva na região. A temperatura máxima absoluta registrada foi de 37,7º no mês de dezembro. Já a mínima foi de 22,6º em outubro. A estação terminou nesta segunda-feira (21), dando início ao Verão nesta terça-feira (22).

De acordo com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a temperatura máxima em outubro foi de 37,6º e a mínima de 22,6. Em novembro a máxima foi de 38º e a mínima de 24.6º. Já em dezembro, a máxima foi de 38,4º e a mínima de 24,8º. A agência informou ainda que este ano a temperatura ficou três graus acima da média para a região durante esta época do ano.

Ainda segundo a Apac, as temperaturas registradas em Petrolina podem ter sido maiores. A gerência informou que o termômetro usado pela Apac segue padrões mundiais, com horários específicos para registro da temperatura. A estação fica em uma área com grama, na sombra, por isso pode haver diferença nas temperaturas captadas em outros locais.

Previsão

A previsão da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC) da Apac, para o Verão é de chuvas abaixo da média em todas as regiões do Estado de Pernambuco, principalmente para o Sertão, que terá sua quadra chuvosa prejudicada.

Na região do Sertão, a média para janeiro, fevereiro e março é de 364 milímetros. Porém, a expectativa é de que as precipitações não ocorram assim como em anos anteriores. As temperaturas devem continuar elevadas em consequência do fenômeno El Niño.

Taísa Alencar-Do G1 Petrolina - Foto: Emerso Rocha/Globo Esporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário