quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Homem é preso suspeito de estuprar mãe, filha e amiga na mesma ocasião

Vítimas voltavam da igreja, uma delas era virgem; crime foi em Alagoinhas.
Suspeito responde por ter estuprado outras três no ano de 2012, diz polícia.



Homem é suspeito de estuprar três mulheres ao mesmo tempo na cidade de Alagoinhas, na Bahia. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Homem é suspeito de estuprar três mulheres ao mesmo tempo na cidade de Alagoinhas, na Bahia
(Foto: /Divulgação /Polícia Civil)

Um mototaxista de 32 anos é suspeito de estuprar três mulheres na mesma ocasião no mês de janeiro deste ano em um terreno baldio situado em Alagoinhas, a 124 km de Salvador. Ele foi preso na terça-feira (24), mas é considerado reincidente no crime por outros três casos em 2012. O suspeito foi libertado da delegacia há seis meses.
"Prendemos no ano de 2013 no bairro de Alagoinhas Velha, mesmo local onde ocorreu os casos atuais. Ele ficou preso por cerca de um ano, depois foi liberado e estava respondendo o processo em liberdade", explica Lélia Raimundi, titular da Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam).
Desta vez, as vítimas do mototaxista foram uma mulher de 39 anos, sua filha de 14, e ainda uma amiga, de 19. Em depoimento, elas contaram que voltavam da igreja quando o suspeito, em uma moto e de capacete, fez a abordagem armado, pedinod ainda as bolsas, e mandou que elas entrassem em um terreno baldio.
"A menina mais nova era virgem. Ela apanhou muito porque não sabia fazer o que ele pedia. Elas contaram que ele mandou que elas ficassem de joelhos para o sexo oral, depois pediu que mudassem de posição para o sexo. Ele agiu de capacete para não ser reconhecido. A mãe da garota pedia que ele não maltratasse a jovem e dizia: 'faça tudo comigo, deixe ela em paz', mas ele não ouviu e ainda apontou a arma para ela. Ao terminar, ele mandou correrem", relata Lélia Raimundi, delegada da Deam.
Após a saída das vítimas, o suspeito subiu na moto e fugiu com os pertences das vítimas. No dia seguinte, elas foram à delegacia registrar a queixa, mas ainda não conseguiam fazer o reconhecimento do suspeito.
Segundo a delegada, a mulher de 39 anos conseguiu ver o rosto do homem, quando, em um momento, ele resolveu levantar o capacete. As outras também conseguiram ver o rosto, mas apenas rapidamente. "Como é mototaxista, ele estava na rua um dia desses e a mãe da menina viu e lembrou. Então, ela veio aqui e as três fizeram o reconhecimento por foto", disse.
Além do mandado de prisão, também foi expedido um mandado de busca e apreensão na residência do criminoso, onde foram encontrados perfumes, capacetes, celulares e roupas íntimas, que a polícia investiga se pertencem às vítimas. O homem já foi encaminhado ao sistema prisional, onde está à disposição da Justiça. Em depoimento, o suspeito nega todos os crimes.
Maiana Belo G1 BA
BLOG DE TONY XAVIER
Atendimento médico no povoado



Nesta quinta-feira, (26) no povoado da agrovila 01 do bloco 01 no Município de Petrolândia Sertão de Pernambuco, haverá atendimento médico com á Dra. Daniela M. Abreu e á Enfermeira, Rafaela Lucena, no PSF local.

O atendimento terá início á partir das 7:00hs. da manhã.



Redação do:

BLOG DE TONY XAVIER

Fifa admite problemas nas condições de trabalho nas obras da Copa do Catar-2022

Segundo os números do jornal, entre junho e agosto de 2013, 44 operários nepaleses morreram nas obras no emirado


 / Foto: AFP

Foto: AFP


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitiu nesta quarta-feira em Doha que existem problemas nas condições de trabalho das obras da Copa do Mundo do Catar-2022, mas ao mesmo tempo se mostrou "feliz" pelas melhorias introduzidas.

"Está claro que há problemas e questões a resolver sobre as obras no Catar", disse o número 2 da Fifa.
Valcke, no entanto, afirmou que o emirado começou a alcançar o nível das normas internacionais e isto "é um grande avanço".

Ele afirmou ter visitado na terça-feira vários estádios da futura Copa do Mundo e citou em particular as inspeções nos alojamentos dos operários. Valcke se mostrou "contente em geral" com o que viu. 
Segundo o dirigente, as mudanças que o Catar está fazendo são motivadas pelo "poder da Copa do Mundo".

Em setembro de 2013, o jornal britânico The Guardian publicou uma reportagem sobre as obras no Catar e mencionou a "exploração" e o abuso das condições de trabalho, comparadas a uma "forma de escravidão moderna".

Segundo os números do jornal, entre junho e agosto de 2013, 44 operários nepaleses morreram nas obras no emirado. A este ritmo, pelo menos 4.000 trabalhadores poderiam morrer até a Copa do Mundo de Mundo de 2022, denunciou a Confederação Internacional de Sindicatos (ITUC).

Em janeiro de 2014, a Fifa exigiu do Catar a adoção de medidas concretas. Em resposta, em maio, o emirado prometeu abolir a 'kafala' - o sistema local que transforma os trabalhadores praticamente em propriedade dos empresários - e substituir por um "sistema de contratos de trabalho".

No início de fevereiro, o Catar anunciou que introduziria um sistema de pagamento de salários para que os trabalhadores recebessem uma vez ao mês. A medida era exigida por organizações de defesa dos direitos humanos como Anistia Internacional ou Human Rights Watch.

Da AFP
BLOG DE TONY XAVIER

Dilma diz que rebaixamento reflete desconhecimento sobre Petrobras

Presidente comentou queda na nota de risco da estatal por agência.
Para ela, Petrobras tem 'grande capacidade' de se recuperar.


A presidente Dilma concede entrevista coletiva durante visita a Feira de Santana (BA) (Foto: Henrique Mendes / G1)
Á Presidenta Dima concede entrevista coletiva durante visita á Feira de Santana, BA (Foto: G1)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (25) em Feira de Santana (BA) que o rebaixamento da nota de risco da Petrobras pela agência Moody´s é uma "falta de conhecimento" do que está acontecendo na estatal.
Nesta terça, a agência de classificação de risco rebaixou todas as notas de crédito da Petrobras. A empresa perdeu grau de investimento - aplicações consideradas seguras para os investidores. Para Dilma, a estatal tem "grande capacidade" para se recuperar.
"Uma falta de conhecimento do que está acontecendo na Petrobras. Não tenho dúvida que ela vai ser uma empresa com grande capacidade de se recuperar disso", afirmou a presidente.
A nota de risco da dívida foi rebaixada de Baa3 para Ba2. A empresa passou a ter grau especulativo.A Moody's foi a primeira das três grandes agências de risco a rebaixar a nota de crédito corporativo da Petrobras para grau especulativo. A empresa ainda tem grau de investimento pelas agências Fitch e Standard & Poor's.
A presidente disse ainda que o governo "sempre vai tentar evitar o rebaixamento". Mas, segundo ela, o fato está "superado".
Repercussão
Além de Dilma, parlamentares da base aliada e da oposição também comentaram, nesta quarta, o rebaixamento da nota de risco da Petrobras.

Para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a sociedade vai acabar pagando um custo maior pela necessidade que a empresa tem de captar recursos para investimento. O peemedebista disse ainda que está na hora de repensar o "papel" da Petrobras.
Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado pela presidente Dilma Rousseff na eleição de 2014, aproveitou o rebaixamento do grau de investimento da Petrobras para criticar a gestão petista. Por meio de nota, o tucano afirmou que a decisão da Moody's ocorreu pelo "excessivo intervencionismo" do Executivo federal e pelo "aparelhamento da empresa".
Do G1 Brasília
Colaborou; Henrique Mendes do G1 BA
BLOG DE TONY XAVIER


Exclusivo: Juiz Federal anula acordo de 24 anos feito Pela CHESF que prejudicou atingidos pela barragem de Itaparica


Além de declarar a nulidade do acordo de 1991, o magistrado determinou o pagamento das diferenças apuradas, desde 1991, entre a verba paga e o valor de 2,5 salários mínimos, corrigidos e acrescidos de juros moratórios para cada família que recebeu ou ainda recebe a VMT.


O juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, titular da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, em ação civil pública movida pelo MPF, declarou nulo aditivo firmado em 1991 entre a CHESF e os representantes do Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio do São Francisco que modificou o valor da Verba de Manutenção Temporária pago aos reassentados da Usina de Itaparica.

A CHESF promovera, nos anos 80, a desocupação de grande área de terra nos municípios de Glória, Rodelas, Chorrochó (os três na Bahia), Petrolândia, Itacuruba, Belém de São Francisco e Floresta (esses em Pernambuco) para permitir as obras da usina hidrelétrica de Itaparica. Em 1986, após grande pressão da comunidade interessada e até mesmo paralisação das atividades do canteiro de obras, foi celebrado acordo entre a ré e a população atingida pela construção de hidrelétrica de Itaparica, e estipulada uma remuneração mensal, intitulada de Verba de Manutenção Temporária (VMT) para garantir a subsistência do grupo familiar atingido pela barragem, até que houvesse a primeira colheita nos respectivos locais de reassentamento.

O acordo foi reformulado em 1991 com a assinatura de somente um dos “representantes” da população, o Polo Sindical do Submédio do São Francisco. A alteração se deu no cálculo da Verba de Manutenção Temporária o que, segundo o MPF, prejudicou as partes não acordantes, vez que, dentre outras mudanças, transformou em itens de uma cesta básica a parcela mensal de 2,5 salários mínimos o que representou grande defasagem ao longo dos anos.

O Ministério Público Federal alegou que o Pólo Sindical do Submédio do São Francisco não possuía legitimidade para modificar, sozinho, o termos do acordo de 1986 e pediu a declaração de inexistência do acordo de 1991 e o pagamento, pela ré, das diferenças apuradas.O magistrado entendeu que o Polo Sindical não estava devidamente constituído quando do acordo, vez que só veio a se constituir juridicamente em 1994. “Não possuindo personalidade jurídica, não haveria como contrair obrigações ou transacionar, principalmente em nome de terceiros. Se não era pessoa jurídica não estava apta a representar legalmente outras pessoas”. declara a sentença.


E continua o julgado: “Entendo que o fato de não estar constituída legalmente invalida completamente o negócio jurídico firmado, devendo ser considerado nulo para todos os efeitos, em razão da ausência de capacidade da parte que manifestou a vontade, sendo este um vício insanável”.

Além de o Polo Sindical não se encontrar constituído legalmente como pessoa jurídica, não era legitimado a representar os trabalhadores, uma vez que se encontravam ausentes os demais sindicatos de cada município, legitimados a representarem àqueles no acordo de 1991.

O juiz também não considerou pocedente a fundamentação da CHESF para justificar e legitimar a mudança de cálculo da VMT com a alegada vedação constitucional de fixação de qualquer valor vinculado ao salário mínimo. “Entendo inexistir qualquer inconstitucionalidade na fixação do valor da Verba de Manutenção Temporária em salários mínimos, até mesmo porque tal vedação constitucional não é absoluta.” explica.

Segundo o magistrado, diversas leis têm como base o salário mínimo, como a Lei dos Juizados Especiais, cuja competência nas Justiças Estadual e Federal é de causas com valores até 40 e até 60 salários mínimos, e nem por isso sua constitucionalidade foi questionada. “A vedação constitucional dessa vinculação teve por finalidade acabar com a indexação da economia, sendo que, no presente caso, tal vinculação é incapaz de gerar esse efeito”.


E continua: “Ademais, tal acordo foi realizado antes da Constituição de 1988, conforme a livre vontade das partes acordantes, não podendo o Poder Judiciário intervir no pacto legitimamente formulado pelas partes em 1986. Mesmo que fosse considerado inconstitucional, tal irregularidade deveria ser sanada em comum acordo, para fixar outro valor como parâmetro da VMT, sob pena de ser violado o princípio da autonomia da vontade das partes”.

Além de declarar a nulidade do acordo de 1991, o magistrado determinou o pagamento das diferenças apuradas, desde 1991, entre a verba paga e o valor de 2,5 salários mínimos, corrigidos e acrescidos de juros moratórios para cada família que recebeu ou ainda recebe a VMT, pelo respectivo período que tenha recebido e que pertençam à competência territorial da Subseção Judiciária, ressalvada as parcelas atingidas pela prescrição quinquenal.
Weekly News
BLOG DE TONY XAVIER
Polícia captura envolvidos em morte de soldado PM no IAPI


Envolvidos na morte do soldado PM Edmilson Baiano Barreto, 46 anos, ocorrido no último sábado, no bairro do IAPI, Vailton Santos da Cruz, o “Rato”, 27 anos, Jorge Luís dos Santos Cruz, de apelidos “Jorgito” e “Geo”, Dilson Santana Vital, o “Dil”, Marcos Vinícius Cruz dos Santos, conhecido também como “Vini”, e Diego Marlon Lemos da Silva, o “Preto”, foram apresentados na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Secretaria da Segurança Pública.

 De acordo com o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Jorge Figueiredo, um grupo formado por nove homens saiu da localidade do Milho, no IAPI, com o objetivo de matar rivais da região do Brongo. “Havia uma comemoração, onde o policial estava com amigos quando chegou a quadrilha. Ao perceberem que Edmilson estava armado, atiraram contra ele, que morreu no local”, explicou Figueiredo.
 
Responsável pelas investigações, o titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos, delegado Odair Carneiro, disse que não houve reação por parte do soldado. “Os integrantes do bando não sabiam que Edmilson era policial. Eles atiraram ao verem que estava armado. Consideram ser uma ameaça”, continuou o delegado, que já ouviu várias testemunhas do crime. 
 
Na prisão dos cinco integrantes da quadrilha, realizada por policiais  37ª Companhia Independente da Polícia Militar, no último sábado (21), cerca de quinze quilos de drogas foram apreendidas. Representando o comandante da 37ª CIPM, Major Carlos Humberto, o comandante da Rondesp BTS, major Mattos, ressaltou que não houve resistência à prisão no momento da abordagem policial. 
 
Foragidos
A polícia está à procura de Jailson Conceição da Cruz, o “Pequeno”, e Alessandro Evaristo dos Santos, apelidado de “Cate”, responsáveis pela abordagem ao soldado PM Edmilson e autores dos disparos. Todos os investigados por participação no crime foram reconhecidos por testemunhas e estavam armados no momento da ação criminosa. A Polícia Civil já representou na Justiça o pedido de prisão temporária dos foragidos. 

Por: Redação Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Governo do Estado recorre à iniciativa privada para restaurar estradas

Quatro empresas vão trabalhar na recuperação de trechos da BR-101 e PE-08 em Jaboatão


Paulo assina protocolo de intenções nesta quarta-feira /

Paulo assina protocolo de intenções nesta quarta-feira


O governador Paulo Câmara (PSB) age no Recife para tentar melhorar a infraeestrutura estadual. Ele assina nesta quarta-feira (25) no Palácio do Campo das Princesas às 11h um protocolo de intenções com quatro empresas para recuperar três trechos da BR-101 Sul e um da PE-08 em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. As obras devem começar ainda este ano com duração prevista de seis meses.


O acordo do governo estadual será feito com as empresas Cone S/A, M. Dias Branco, Solar Coca-Cola e R.E.D.E. Suape. As obras de recuperação das vias estão orçadas em R$ 12,4 milhões e os recursos destinados pelas instituições privadas serão abatidos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

“A iniciativa reforça o compromisso do governo em manter diálogo ativo com as empresas que investem e geram emprego e renda no Estado. Mostra como é frutífera a parceria entre poder público e a iniciativa privada para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade das condições de trabalho em Pernambuco”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

O projeto de recuperação dos trechos da BR-101 Sul e da PE-08 foi feito pela JBR Engenharia e custeado pela Cone S/A, que doou o estudo ao governo estadual. Com a conclusão dos serviços, a gestão Paulo Câmara estima que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas. Esse é o total de trabalhadores que se deslocam de municípios da Região Metropolitana do Recife para trabalhar em empresas próximas e vinculadas ao Complexo de Suape.

O benefício é concedido pelo governo estadual por meio do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Industrial (Proinfra). “As parcerias com o setor produtivo são fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico”, avaliou o governador Paulo Câmara.


Do JC Online
BLOG DE TONY XAVIER
PM prende dupla com pistolas em Jacuípe 



Policiais Militares do Setor de Missões Especiais do 12º Batalhão e da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Polo, realizaram uma grande operação em combate ao tráfico de drogas na tarde desta terça-feira (24), no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com informações da polícia, dois homens foram presos em flagrante em posse de duas pistolas calibre ponto 40 e munições. Ainda segundo a polícia, Cláudio Felipe de Souza Gomes, 20, e Gilvan dos Santos Conceição, 21, também estavam com um Fiat Strada, cor branca, placa NYX 2540 e um GM/S10, cor verde, placa LCB 8393, ambos roubados.

Os dois foram apresentados na 18ª Delegacia Territorial (DT) e permanecem presos à disposição da justiça.

Por Marcelo Castro-Record Bahia
BLOG DE TONY XAVIER
Deu a louca nos Juízes


Deu a louca nos magistrados do Rio de Janeiro – e o juiz que resolveu passear com o Porsche de Eike Batista não é o único exemplo (Leia mais aqui). Veio à tona ontem no Diário Oficial  do Rio de Janeiro a ata de uma sessão do TRE/RJ em que o ex-presidente Bernardo Garcez dispara atrocidades contra adversários no Judiciário fluminense.
Em uma reunião de 1º de dezembro, o desembargador Garcez afirmou que Luiz Zveiter estava espalhando para desembargadores que iria ferrá-lo. Garcez na ocasião ainda era presidente do TRE-RJ e havia cancelado a construção de uma nova sede do tribunal, projeto elaborado por Zveiter anos atrás. Foi o início do show de Garcez:
- O doutor Zveiter disse (…): “diga a ele que eu vou…” e usou uma expressão sexual. Ele pode ter essas preferências por retaguarda, mas eu não tenho. Isso é para a gravação, porque, se amanhã eu sofrer um atentado, ele é o principal suspeito.
O nível das declarações do desembargador Garcez desce ainda mais quando lembra de um episódio em que também se sentiu ameaçado por um colega de toga:
- Quando provocado pelo desembargador Gabriel Zefiro, que tentou me agredir, levou uma surra, ficou estirado no chão chorando e colocando sangue pela boca, com uma potente cabeçada. E depois tive que indenizá-lo com 128 000 reais. Tenho muito medo, estou avisando, desse senhor querer me bater. Esse senhor Zveiter.
Para fechar com chave de ouro o inacreditável discurso, o desembargador deixou o recado para perplexidade geral:
- Desde que quebrei a cara do doutor Gabriel Zefiro, nunca mais andei armado. Uma surra 128 000 reais, imagina um balaço. 

Lauro Jardim-Veja Online
BLOG DE TONY XAVIER