sexta-feira, 3 de julho de 2015

Morre Antropólogo Roberto Albergaria


O professor e antropólogo Roberto Albergaria morreu na parte da manhã desta sexta-feira (3), de infecção generalizada. Albergaria, formado em História pela Universidade Federal da Bahia, era colaborador da Rádio Metrópole. 

Seu trabalho tinha ênfase em Antropologia do Cotidiano, Urbana e Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, carnaval, sociabilidade, simbolismo e baianidade. 

Era membro do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBa há mais de 20 anos. Atuou, também, como professor permanente de vários Cursos de Pós-Graduação da mesma Universidade. Tinha larga experiência em pesquisa (incluindo o CNPq) e era bastante conhecido no mundo acadêmico como polêmico e irreverente conferencista.

Por: Redação Bocão News
Blog de Tony Xavier

Parnamirim: Mulher é presa ao tentar entrar em cadeia com celular no ânus

Portal BO Uma mulher foi presa em flagrante, no final da manhã desta quinta-feira (02), ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim com um aparelho celular escondido no ânus. Ela foi descoberta durante revista das agentes penitenciárias daquela unidade.

De acordo com as agentes, Nicácia de Macedo Alexandre estava indo visitar a irmã, a detenta Renata Maria de Macedo. Ao chegar para a revista, a mulher aparentou nervosismo, o que chamou atenção das agentes.

Com isso, ao passar pela revista íntima, Nicácia foi flagrada com o aparelho celular no ânus. O aparelho estava embalado em um saco plástico.

Do Blog Jair Sampaio
Blog de Tony Xavier

Efeito Lava Jato: estaleiro fecha as portas no Rio

: O Estaleiro Eisa - Petro Um (antigo Mauá) fechou as portas temporariamente, em razão da crise financeira provocada pelas medidas de adequação da Petrobras à nova realidade financeira surgida a partir da Operação Lavo Jato. Deflagrada pela Polícia Federal, a operação levou à prisão diversos ex-dirigentes da estatal e de algumas das principais empreiteiras do país.

Em nota divulgada ontem (2), o Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí informou que o fechamento das portas da empresa será necessário até que o estaleiro se adeque às questões financeiras.

Fluminense derrota o Santos e volta ao G-4

Fred anotou o primeiro gol do Fluminense - Nelson Perez/FluminenseO Fluminense derrotou o Santos por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã, e retornou ao G-4 do Campeonato Brasileiro. O jogo foi válido pela décima rodada da competição.

Agora o Tricolor tem 20 pontos e segue na terceira colocação, enquanto o Peixe caiu para 16º, com 10.

Confira as estatísticas da partida!

O Flu abriu o placar aos 39 minutos da etapa inicial. Gerson recebeu pelo lado direito e fez o cruzamento. Fred se antecipou à marcação e, de cabeça, colocou para o fundo das redes.

O Santos chegou ao empate aos oito do segundo tempo. Após ótima jogada de Gabriel, a bola chegou até Ricardo Oliveira, que precisou finalizar duas vezes para vencer Diego Cavalieri e deixar tudo igual.

O gol da vitória tricolor aconteceu aos 35. Gustavo Scarpa avançou pela esquerda e cruzou. Lucas Gomes apareceu livre para marcar o segundo e garantir o triunfo.

O Fluminense volta a campo neste domingo, às 16h, quando enfrenta o São Paulo, no estádio do Morumbi. O Santos joga no mesmo dia e horário, diante do Grêmio, na Vila Belmiro.


Da Redação:esportes@band.com.br
Nelson Perez/Fluminense
Blog de Tony Xavier

Sistema para tentar evitar mortes por choque é usado parcialmente em PE

Para manter a população imune aos choques elétricos nas ruas das cidades, toda a rede deveria ter um dispositivo de segurança para desligar a energia em casos de rompimento de fios. Em Pernambuco, isso nem sempre acontece. O estado figura em segundo lugar do Nordeste no ranking de mortes por choque elétrico. O caso mais recente, do jovem Anderson José da Silva, aconteceu no último domingo (28). Ele morreu depois de encostar em um fio de iluminação pública que se partiu no bairro de Santo Amaro, no Recife.

De acordo com a Associação Profissional dos Engenheiros Eletricistas de Pernambuco, toda rede tem que ter um sistema de proteção associado. Os sistemas são compostos por dispositivos chamados relés, que ficam dentro das subestações. Eles supervisionam qualquer ocorrência no sistema de forma automática. A parte considerada mais importante é a chamada fuga para a terra, que acontece quando um fio se rompe. A rede tem que desligar em fração de segundos para evitar qualquer acidente.

Governadores do Sudeste: marquetagem pura




A nova série de reuniões de governadores do Sudeste é marketing puro. A exemplo das anteriores, buscam holofotes para culpar o governo por mazelas por setores que competem principalmente às suas administrações. A diferença é que, 
unidos, o grito sai mais alto.
Em 2006, quando Sérgio Cabral (PMDB-RJ) assumiu no Rio, houve uma reunião destas: ele, o capixaba Paulo Hartung (o porta voz que agora retornou), José Serra (SP) e Aécio Neves (MG).
Falaram de reforma tributária, e de segurança nas fronteiras. Propuseram um pacto, avisaram ao então presidente Lula. Nada andou.
No início deste ano, o quarteto do Sudeste – Hartung é o 'repetente' – se reuniu para discutir segurança pública e propôs um pacto ao Ministério da Justiça. De novo, tudo combinado e nada resolvido.

Leandro Mazzini
Coluna Esplanada
Blog de Tony Xavier