terça-feira, 20 de outubro de 2015

Literatura de Cordel: 'O Poeta e á Poesia'

'O POETA E Á POESIA'

Eu não tive á intenção
De nascer feito poeta
Mas a minha obrigação
É fazer á rima certa
Esse dom, que Deus me deu
E você não aprendeu
Ninguém vai lhe ensinar,
Pois ninguém tem ousadia
De estudar poesia,
Pois não vai adiantar 

Cursos pra formar poetas
Eu nunca ouvi dizer.
Se tem palavras incertas,
É fácil de desfazer.
Mas estudar poesias,
Não passa de fantasias,
São os pensamentos meus;
Há menos que esse alguém,
Possa ir bem mais além
E chegue a falar com Deus.

Pra se fazer poesias, precisamos em primeiro lugar, que Deus nos conceda um Dom especial para que possamos traduzir esse dom, em rimas, formando assim, á poesia.
Essa é á minha opinião.
Essa é uma homenagem ao dia dos poetas.
Petrolândia em Foco - Fotos: Tony Xavier

SÃO CRIANÇAS OS MEUS VERSOS- cordel de Alexandre Sertão Alexandre Sertão Poeta Petrolandense


SÃO CRIANÇAS OS MEUS VERSOS

O meu cordel eu vou levando
Pelo o meu sertão a fora
Eu lhe digo nessa hora
Que ele sai por ai cantando
Encantando o universo
São crianças os meus versos
E nesse chão vivem brincando.



Brincam de improviso
Em uma linha bem seguida
Vão brincando com a vida
E por ai fazendo amigo
Vão aumentando a dança
FotoEm uma roda de ciranda
Nesse mesmo passo eu sigo.

Meus versos são meninos
Que seguem sorrindo a toa
Levando tudo numa boa
E seguindo o seu destino
Que é levar alegria

Através de poesia

Pra esse povo nordestino.



Alexandre Sertão - Blog Cultura de Petrolândia
Poeta Petroladense

Literatura de Cordel: Parabéns para todos os nossos Poetas



'Á Luz dos Poetas'

A poesia retrata
Um dom, cheio de paixão
Um carinho especial
De dentro do coração.
Quem vive esse sentimento,
Conhece um lindo momento,
Que mais tarde se completa;
Ao perceber sua rima,
Lhe envolvendo num clima,
De um verdadeiro Poeta.

Ser poeta é ser feliz,
Assim como eu me sinto.
Muitos poemas já fiz
Obedecendo o instinto 
Ás vezes bem inspirado,
Sem está preocupado,
Tento encontrar uma rima;
E como sou Nordestino,
Transformo um sonho num hino,
Cumprindo assim, minha sina.                          'Salve o dia dos Poetas'


Petrolândia em Foco - Fotos: Tony Xavier

Atriz Yoná Magalhães morre em casa de saúde no Rio

Morreu no Rio, na manhã desta terça-feira (20), a atriz Yoná Magalhães, aos 80 anos. Yoná estava internada, desde o dia 18 de setembro, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio. A atriz foi iternada devido a um quadro de insuficiência cardíaca. Após uma cirurgia, ela foi para a UTI, onde permaneceu até esta terça-feira.

Yoná Magalhães na novela Cama de Gato (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)Atriz de"Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), Yoná Magalhães entrou para a vida artística para ajudar a família quando o pai ficou desempregado. “Eu tinha que ajudar de alguma maneira, não sabia muito como, queria continuar os meus estudos. Gostava de brincar de teatro, essas coisas que todo mundo faz. Então eu digo: ‘Quem sabe não é por aí, né?’ Fui fazendo pequenas pontas, pequenos papéis, isso em meados da década de 1950, até que consegui um contrato com a Rádio Tupi”, afirmou a atriz em entrevista ao Memória Globo em 2000.

A atriz fez parte do primeiro elenco da TV Globo, a partir de 1965, e é considerada a primeira mocinha de sucesso das novelas da emissora. Em 1966, formou ao lado de Carlos Aberto o principal casal romântico da época, em "Eu compro esta mulher".

“A audiência deu um pulo astronômico. Eu não sei bem esse mistério da dupla romântica, mas na época causava grande frisson", afirmou a atriz em entrevista ao Memória Globo em 2000. "A identificação era muito grande, porque aquela dupla continuava, então aquilo era de verdade."

“A audiência deu um pulo astronômico. Eu não sei bem esse mistério da dupla romântica, mas na época causava grande frisson", afirmou a atriz em entrevista ao Memória Globo em 2000. "A identificação era muito grande, porque aquela dupla continuava, então aquilo era de verdade."

Do G1 Rio
Yoná Magalhães na novela Cama de Gato/Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Literatura de Cordel: Salve, salve os Poetas de todo o Brasil



 Eu não seria o mesmo
Se não fosse a poesia
Eu andaria á esmo
Sem  rumo, sem alegria.
Nada faria sentido,
Escolheria um abrigo,
Para viver isolado
Se não fosse a poesia,
Pra mim mais nada existia,
Me sentindo um derrotado.

Eu vagava pelo mundo
Me sentindo num deserto
Igualmente um vagabundo
Que não tem um rumo certo
Fugia de qualquer praça,
Sumindo igual fumaça,
Sem saber onde chegar;
Andando de lado a lado,
Sem andar preocupado,
Sem saber onde parar.

Petrolândia em Foco/Fotos: Tony 
Xavier






Após pedido à CBF, Santa Cruz enfrentará o Criciúma no Arruda


Santa Cruz e Criciúma acontecerá no dia 27/10 / JC ImagemA pedido da diretoria do Santa Cruz, o jogo contra o Criciúma, pela 33ª rodada da Série B, marcado inicialmente para acontecer na Arena Pernambuco, no dia 27/10, foi transferido para o Estádio do Arruda. O motivo da mudança, segundo a diretoria coral, foi a questão da mobilidade. Agora, o Tricolor pode terminar o ano sem “quitar” os três jogos restantes com o consórcio que administra a arena.

Segundo explicou o vice-presidente do Tricolor, Constantino Júnior, a solicitação foi feita à CBF porque a torcida coral teria problemas tanto na ida quando na volta até São Lourenço da Mata. Como o jogo inicia às 20h30 (horário do Recife), enfrentar a BR-232 no horário de pico em plena terça-feira seria um problema. Já após o apito final, por volta das 22h30, os torcedores teriam pouco tempo para pegar o metrô, que fecha às 23h.
“Fizemos esse pedido muito por conta da mobilidade e por se tratar de um jogo num dia de semana à noite”, disse Constantino, que não sabe quando o Santa Cruz voltará a atuar na Arena Pernambuco.
Pelo acordo firmado na gestão passada, o Santa Cruz teria que realizar cinco partidas em 2015 no local em troca de R$ 1 milhão, fora uma participação da renda em caso de atingir um número específico de torcedores. 

Enfrentou o Náutico, pelo Pernambucano, e o Ceará, na Série B. Inicialmente, os adversários restantes seriam Macaé, Náutico e Vitória, mas todos esses jogos, após reunião em comum acordo, foram transferidos para o Arruda em troca do confronto contra o Criciúma. Mas agora nenhum deles será na Arena Pernambuco e não há nenhum confronto em vista. “Não sei ainda, mas vamos ver. A princípio não tem nenhum jogo marcado para lá ”, afirmou o dirigente.

Restando sete rodadas para o término da Série B, o Santa Cruz ainda tem mais três jogos como mandante. Além do Criciúma (33ª rodada), terá pela frente Oeste (35ª) e Vitória (38ª).


Felipe Amorim

Twitter: @amorim_felipe/Jc Imagem

Outubro Rosa: usuários do Metrô-DF doam cabelos para produção de perucas


Uma estação do Metrô do Distrito Federal foi palco hoje (19) de um ato de solidariedade. Um salão de beleza montado especialmente para a ação incentivou passageiros a doarem mechas de cabelo para transformá-las em perucas, que serão usadas por pacientes com câncer de mama.
 
Com apenas 11 anos, Atílio Alves saiu de casa, a mais de 25 quilômetros do local, só para doar. Há dois anos, ele deixou o cabelo crescer. “Quando vi na televisão um homem raspando o cabelo para doar para pessoas com câncer, disse para a minha avó que iria fazer o mesmo.”
 
Atílio doou cerca de 40 centímetros de cabelo. A avó da criança, Enodina da Silva, que também doou, informou que o menino cuidava do cabelo com carinho sempre com a ideia de doar. “Agora, ele vai deixar as mechas crescerem novamente, para doar outra vez”, afirmou.
 
Os cabelos serão doados para Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em Brasília, a organização produz perucas e distribui gratuitamente para mulheres com câncer e que perderam os cabelos.

Encontros e desencontros

Se é em nome da ética e da lei que o ex-promotor Hélio Bicudo e o jurista Miguel Reale Jr. vão entregar a Eduardo Cunha, como previsto para hoje (20), o pedido de impeachment da presidente, está subentendido um aval moral que implica os dois também em atitude inversa: a defesa, contra a cassação já pedida, do personagem das manchetes mais recentes, aqui, e de investigações criminais na Suíça.
O documento e o ato providenciados pelo PSDB com Bicudo e Reale são oportunos em um sentido adicional. Configuram bem a balbúrdia ética e o nonsense instalados nas relações entre Poderes, no Congresso e em particular na Câmara, na imprensa e na contaminação epidêmica de ódios. De tudo resultando a perda generalizada de percepção da realidade, mesmo para ilustrados como Reale e Bicudo.
Ainda que ocorressem em dias ou semanas próximas, o falado afastamento de Cunha e a superação do impeachment não trariam a rearrumação em futuro próximo. O rescaldo desse ambiente caótico será grande e difícil. Mas nem por isso há quem esteja pensando nisso.


Em países primários é assim.
Jânio de Freitas - Folha de S.Paulo

Dilma e Cunha à espera do Natal

Descobre-se mais uma identidade entre a presidente Dilma Roussef e o deputado Eduardo Cunha: ambos gostariam que já estivéssemos no Natal. Menos para ganhar e distribuir presentes e para celebrar a data com sofisticadas refeições. Mais porque se chegarem ao período de férias parlamentares e judiciais no exercício de seus mandatos, poderão considerar-se senão a salvo das ameaças de impeachment e de cassação, ao menos dispondo de um trégua para reajustar seus dispositivos. Serão semanas de tranquilidade para elaborar estratégias de defesa, a mais importante delas a arte da conversa. Terá chegado a hora de procurar aliados e até adversários para longas tertúlias. Argumentar, tanto quanto prometer.
Sofrerão, a presidente da República e o presidente da Câmara, neste resto de outubro e durante todo o mês de novembro. A previsão é do acirramento dos ânimos, tanto na oposição e em parte do PMDB, favoráveis ao afastamento de Madame, quanto no PT e em consideráveis grupos de outros partidos, indignados com o comportamento financeiro do presbítero.