quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Setor de Duas Rodas prevê alta apenas no 2º semestre de 2016

linha de produção (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
O setor de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o ano com índices de produção inferior ao de 2014. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), entre janeiro e novembro de 2015 foram produzidas 1.212.075 motocicletas, quantidade 15% menor que no mesmo período de 2014. A projeção é que a indústria volte a se recuperar somente no segundo semestre de 2016.

"O setor olha para os movimentos que estão acontecendo no mercado brasileiro com muita preocupação, mas não podemos nos acomodar. De fato, o segundo semestre de 2015 ficou aquém da nossa expectativa e estamos considerando os números de emplacamentos, que ditam o ritmo do varejo, obtidos neste semestre como realidade para o primeiro semestre do ano que vem. Considerando que o nosso país volte a desatar esse nó econômico e político que se criou, a gente já pensa em, gradativamente, obter crescimentos no segundo período do ano e, dessa forma a gente vislumbra terminar o ano de 2016", destacou Marcos Zeven Fermanian, presidente da Abraciclo.

Novos modelos já estão em produção (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)As vendas das empresas para concessionárias registraram um recuo de 14,9% no acumulado do ano. Foram vendidas 1.120.680 nos 11 meses deste ano, já no ano passado a quantidade vendida foi de 1.316.289 motocicletas, conforme levantamento da associação.

Por outro lado, os ciclomotores, conhecidos como "cinquentinha" por terem 50 cilindradas tiveram um salto de vendas de 4.691 em outubro, para 18.155 em novembro, o que representa um aumento de 287% nas vendas.

Fermanian conta que apesar da inflação, o preço das motocicletas deve ser estudado antes de ser repassado ao consumidor.

Fermanian conta que apesar da inflação, o preço das motocicletas deve ser estudado antes de ser repassado ao consumidor.

Suelen Gonçalves/Do G1 AM - Fotos: Sulen Gonçalves/G1 AM


Jovem capota picape e morre no Sertão paraibano

Um acidente no início da manhã desta quarta-feira (09), na PB-306, na proximidades da cidade de Imaculada, Sertão paraibano, deixou um jovem de 27 anos morto.
Segundo a polícia, ele conduzia uma picape Strada, quando perdeu o controle do veículo e capotou várias vezes. No acidente, o jovem foi arremessado para fora do carro e morreu no local.
Via Radar Sertanejo / Fonte: MaisPB

.Pernambuco será referência no combate à microcefalia


Pernambuco foi o destaque pelo enfrentamento à microcefalia na reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores, ontem, no Palácio do Planalto. O Estado foi citado pela chefe do Executivo nacional e por demais governadores pelo pioneirismo das notificações nos casos de microcefalia em Pernambuco e na rapidez da instalação da rede de referência para assistência a crianças nascidas com essa má formação congênita. Presente à reunião, o governador Paulo Câmara foi o primeiro gestor estadual a falar. Ele destacou a “transparência e a rapidez” com que tratou do problema e destacou, uma a uma, as ações que o Governo Estadual vem fazendo.

“Pernambuco virou modelo para outros Estados enfrentarem este grave problema de saúde pública. Estamos à disposição de todos vocês para reproduzir esta experiência, podermos trocar conhecimento e combater esse mal de forma mais efetiva”, afirmou Paulo Câmara.  Na ocasião, os governadores apresentaram, em suas falas, as demandas de cada Estado.
O governador pernambucano reforçou os pedidos feitos pessoalmente à presidente no último sábado, quando Dilma esteve no Comando Militar do Nordeste, em Pernambuco. Entre as demandas dos gestores estão: revogação da portaria do Ministério da Saúde de Agentes de Endemia 1.243 (define forma de repasse de recursos da União para o cumprimento do piso salarial de Agentes de Combate às Endemias); revisão da portaria do Ministério da Saúde 1.025 (que define a quantidade de agentes contratados); pagamento integral do bloco de financiamento da média e alta complexidade, cuja previsão atual é de não ser pago em dezembro de 2015; modificação na legislação para facilitar o acesso a prédios fechados ou abandonados; financiamento para Centros de Reabilitação; e investimentos em novas tecnologias para combate ao mosquito. 
O encontro foi aberto pela presidenta Dilma, que agradeceu a presença de todos e frisou o momento de gravidade pelo qual passa a saúde pública brasileira. Ela reforçou que não faltarão recursos para os Estados afetados, mas não estabeleceu quantitativo e prazos. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, e o chefe da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, fizeram apresentações sobre o enfrentamento ao Aedes Aegypti, que já foram mostrados no último sábado, no Comando do Exército do Nordeste.
Além do ministro da Saúde, Dilma estava acompanhada dos chefes das pastas da Integração Nacional, Gilberto Occhi; da Casa Civil, Jacques Wagner; e da Defesa, Aldo Rebêlo, De Pernambuco, participaram o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e o secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito Cumaru, Eduardo Tabosa.
Via Blog do Mágno Martins

Programação: Campanha Novembro Azul é Estendida com Atendimentos no Distrito Ico-Mandantes, Zona Rural de Petrolândia

Da(a) Prefeitura Municipal / Por Assessoria de Imprensa

Casa da Criança Nutrida de Petrolândia oferta Curso de Salgados para Mães do Projeto

A Prefeitura Municipal de Petrolândia através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES), está realizando na Casa da Criança Nutrida em Petrolândia,  o  projeto" Mãe Empreendedora" ofertando gratuitamente o curso de salgados( coxinha, pastel, empada e canudinho) para 20 Mães de filhos inscritos no Projeto da Casa da Criança Nutrida.

Do(a) Prefeitura Municipal - Por Assessoria de Imprensa

Comando da 4° CIPM de Petrolândia se reuni com o Secretario de Segurança Cidadã do Munícipio

Diante da ampliação das demandas na área de segurança pública, especialmente, quando se aproxima do final do ano, o Comando da 4°CIPM esteve reunido na manhã de hoje (09/12) com o Sr. Fábio Hebert de Souza Secretario de Segurança Cidadã de Petrolândia, objetivando ampliar as ações de segurança e fortalecer as atividades que já vem sendo desenvolvidas. O mercado público, comércio, escolas e principais corredores da cidade.

Via PN - Petrolândia Notícias - Informações e Fotos: Grupo Polícia Amiga/Whatsapp

Goiás quer recorrer de queda, e Vasco apoia; MP fala em acesso de time da B


Sergio Rassi, presidente do Goiás (Foto: O Popular)
O Campeonato Brasileiro acabou no último domingo, mas pode ganhar mais capítulos fora de campo em breve. Isso porque o departamento jurídico do Goiás, um dos quatro clubes rebaixados este ano, está estudando um recurso para tentar evitar a queda à Série B. O Esmeraldino se ampara no fair play financeiro da MP do Futebol. A Lei de número 13.155, de 4 de agosto de 2015, fala que "a entidade de prática desportiva que não cumprir todos os requisitos estabelecidos no inciso II do § 1º deste artigo (regularidade fiscal, regularidade de FGTS e pagamentos em dia de salários e direitos de imagens) participará da divisão imediatamente inferior à que se encontra classificada". Porém, o mesmo texto defende que vagas de eventuais rebaixados sejam ocupadas por equipes da Série B, obedecendo a tabela final de classificação - o Náutico, no caso, seria o primeiro beneficiado, por ter ficado em quinto na Segundona. 


- Vamos fazer o que preconiza a lei: exigir via CBF que todos os clubes apresentem documentos que comprovem situação de regularidade. Nos sacrificamos muito para ficar em dia com nossas obrigações. Pagamos salário, premiação, impostos, tudo corretamente. Precisamos ver se o país é sério realmente e se todos estão cumprindo - revelou Sergio Rassi, presidente do Goiás, em contato por telefone com o GloboEsporte.com.

De cabeça raspada, Esteves usa cama de concreto e convive com ratos na cadeia


Preso há 12 dias durante os trabalhos Operação Lava Jato, que vasculha pagamentos de propina entre políticos, empreiteiras e a diretores da Petrobras, o banqueiro bilionário André Esteves está com novo visual e novos hábitos. Ele teve a cabeça raspada, usa uma cela com camas de concreto e tem a companhia de ratos, atraídos pelo aterro sanitário vizinho à prisão.
 
O banqueiro de 47 anos ainda é bilionário, mas tem que usar um sanitário sem porta estilo turco --ou "boi'', como chamado por detentos -- no famoso complexo penitenciário de Bangu, no subúrbio do Rio de Janeiro.
 
Do lado de fora, o cheiro das valas de esgoto se mistura com o aroma de terra batida e frituras que as mulheres compram para seus maridos presos de vendedores em frente ao presídio.
 
Do lado de dentro, o ex-presidente do conselho e ex-CEO do Grupo BTG Pactual, o maior banco de investimento independente da América Latina, toma banho com um sabão em barra, que se vindo de fora é cortado em fatias por guardas na revista em busca de contrabando.
 
A prisão de Esteves, junto com o encarceramento em junho do diretor do maior conglomerado de construção do Brasil, causou um sentimento de "bem feito para eles" em um país acostumado com a impunidade para os criminosos de colarinho branco.
 
Esses executivos simbolizam uma geração de líderes empresariais que fizeram negócios com o governo e lucraram com o boom que transformou o Brasil na maior economia em desenvolvimento depois da China.
 
A investigação de corrupção os obrigou a aguardar o julgamento atrás das grades, ajudou a mergulhar o país em uma recessão profunda e deixou a presidente Dilma Rousseff lutando pela própria sobrevivência política.
 
Antonio Carlos de Almeida Castro, ou Kakay, o advogado que representa Esteves, disse que a reação não é surpreendente. "Existe um ódio contra banqueiros", disse ele. Ele está confiante em relação ao seu cliente, que negou acusações de ter obstruído a investigação.
 
"Ele é um cara firmíssimo", disse Castro, "mas é claro que ninguém sendo inocente acorda normal em Bangu 8".

(Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
Com Informações de Bloomberg Uol

Campo Formoso: homem é preso após invadir casa e se masturbar


Um homem identificado como Vagner Lopes Batista, 36 anos, foi preso após invadir uma casa e ser flagrado nu, se masturbando e olhando duas jovens que dormiam em um quarto da residência, no município de Campo Formoso, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.
Após tentar fugir, policias do 2º Pelotão da 54ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), prenderam Vagner nas imediações do local onde ocorreu o fato. Ele foi conduzido para a Delegacia de Campo Formoso, onde foi registrada a ocorrência.
Por Redação Bocão News (twitter: @bocaonews) | Fotos: Divulgação: 54ª CIPM

Cerveró: Delcídio recebeu R$ 10 milhões de propina


O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró relatou aos procuradores, na fase de negociação de sua delação premiada, que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) recebeu suborno de US$ 10 milhões da multinacional Alstom durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), entre 1999 e 2001.
À época, ele ocupava a diretoria de Óleo e Gás da Petrobras, e Cerveró era um de seus gerentes. O ex-líder do governo no Senado foi preso no âmbito da Lava Jato no dia 25, sob acusação de tentar obstruir a investigação –ele prometera dinheiro a Cerveró para que seu nome não aparecesse na delação do ex-diretor da estatal.
O pagamento da propina ocorreu na compra de turbinas para uma termoelétrica que seria construída no Rio, a TermoRio, por US$ 550 milhões. A Petrobras tinha pressa em construir termoelétricas por causa do apagão que ocorreu no governo de FHC entre 2001 e 2002.

Da Folha de S.Paulo - Bela Megale e Mário Cesar Carvalho

Planalto: carta de Temer foi para forçar rompimento


O Palácio do Planalto avaliou que o vice-presidente da República, Michel Temer, tentou forçar um rompimento com o governo ao enviar uma cartaconsiderada dura a Dilma Rousseff e decidiu não reagir –buscando, inclusive, agendar um encontro entre os dois. Com o aval da presidente, o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) telefonou para Rodrigo Rocha Loures, assessor do vice, propondo uma reunião entre Dilma e Temer, o que foi acatado pelo peemedebista. O encontro deverá ocorrer nesta quarta (9).

"Não posso me furtar de conversar com a presidente", disse o vice a interlocutores.
Wagner foi o segundo emissário presidencial a procurar Temer e atuar como "bombeiro" após a divulgação da carta em que o vice explicitou a desconfiança de Dilma em relação a ele e a seu partido, o PMDB.
O primeiro foi o ministro Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), que esteve reunido com o vice até a madrugada desta terça no Palácio do Jaburu, com a missão de checar se havia clima para Dilma procurar o peemedebista no dia seguinte, o que acabou acontecendo.
Na avaliação do Planalto, Temer tentou, com a carta, fazer com que a iniciativa do rompimento partisse de Dilma. Nas palavras de um assessor palaciano, o governo optou por não cair na armadilha do peemedebista.
Uma ala do Planalto defendia, inclusive, não reagir nem procurá-lo –a tese acabou sendo vencida no governo, que se preocupa com o clima negativo no Congresso após a derrota na composição da comissão do impeachment.
A orientação de evitar reagir à carta de Temer caiu na noite de segunda (7), durante reunião da presidente com sua equipe, quando o documento foi divulgado.
Folha de S.Paulo -  Valdo Cruz, Marina Dias e Mariana Haubert