sábado, 30 de janeiro de 2016

Pai de Neymar e atacante são denunciados por sonegação e falsidade ideológica

O pai de Neymar e o próprio atacante foram denunciados na ultima quarta-feira (27) pelo Ministério Público Federal pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica em negociações com o Santos, em contratos de publicidade e na transferência para o Barcelona, em 2013. A informação é da revista Veja, que traz na edição deste sábado (30) detalhes sobre a acusação. 
 
De acordo com a publicação, o pedido foi assinado pelo procurador-chefe do MPF de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre. Também foram denunciados o atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e o ex-mandatário do clube espanhol, Sandro Rosell. A Justiça analisará a denúncia nos próximos dias e pode transformar os citados em réus.
 
Segundo a Veja, há indícios de falsificação de contratos, em processos costurados para que o jogador recebesse dinheiro como pessoa jurídica e escapasse de pagar os 27,5% de impostos sobre pessoas físicas. Neymar e seu pai teriam criado empresas somente com o intuito de receber por elas o salário a que o atleta tinha direito no Santos e pagamentos por contratos de publicidade. Dessa forma, eles teriam conseguido abater mais de 50% de impostos. Em seis anos, três empresas foram abertas para realizar negócios em nome do atleta: a Neymar Sport e Marketing, a N & N Consultoria Esportiva e a N & N Administração de Bens.
 
A denúncia aponta que nenhuma delas tinha "capacidade econômico-financeira, gerencial ou operacional" para administrar a carreira do craque, já que eram formadas por apenas dois funcionários, que trabalhavam como seguranças, e tinham como sócios o pai e a mãe de Neymar.
Entre 2010 e 2013, o jogador recebeu 43,78 milhões de reais do Santos, mas somente 8,1 milhões entraram como salário. O resto foi pago pelo clube como 'contrato de imagem'. Só em 2011, as empresas de Neymar fecharam contratos de publicidade que renderam quase 75 milhões de reais.
 
A negociação de Neymar com o Barcelona também consta na denúncia do MPF. Em 6 de setembro de 2011, o clube catalão fez um contrato com a N & N Consultoria e concedeu um 'empréstimo' de 10 milhões de euros para a empresa, que não tinha funcionários nem capital ativo. O dinheiro foi depositado no dia 15 de fevereiro do ano seguinte. Outros 30 milhões de euros também foram repassados à N & N em 2013 e 2014 como 'indenização'. Para o MP, as operações eram "mera simulação" para esconder os 40 milhões de euros que Neymar recebeu como adiantamento para fechar com o Barcelona. Em depoimento ao procurado, o pai do jogador teria admitido que cobrou 10 milhões de euros adiantados para seu filho fechar com o clube espanhol.

Por Redação Bocão News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário