sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Prefeitura do Recife oferece cerca de 4 mil vagas em cursos profissionalizantes

A prefeitura do Recife, via Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, oferece cerca de 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para quem deseja se capacitar para o mercado de trabalho. Os interessados devem acessar o site www.qualificarecife.com.br a partir da próxima segunda-feira (11), às 8h. As incrições seguem até o dia 19 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 22/01. As aulas estão previstas para começar depois do carnaval, no dia 15/02, nas 17 escolas profissionalizantes.

Ao todo, são oferecidas 52 opções de cursos nas áreas de administração, alimentação, artes, saúde, indústria, informática, vestuário, construção civil, beleza e idiomas. Entre eles, destacam-se os novos cursos: estética para salão de beleza (manicure, design de sobrancelhas e maquiagem); curso básico de esteticista facial e corporal; curso básico de aromaterapia aplicada à estética; recepção em turismo; artes serigráficas; agente comunitário de saúde; e depilação e design de sobrancelha.

Todas as informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no edital publicado no site oficial. Como a quantidade é limitada, as vagas serão preenchidas por ordem de acesso. A efetivação das matrículas será realizada exclusivamente nas escolas profissionalizantes, entre os dias 25 e 27 de janeiro. No dia, será necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Caso algum inscrito não efetue a matrícula na escola, ele perderá a vaga e esta será remanejada. Serão divulgadas duas listas de remanejáveis, nos dias 28/01 e 01/02, respectivamente. A efetivação da matrícula dos remanejados também deverá ser feita nas escolas profissionalizantes. 
Os cursos de corte e costura e de cabeleireiro passaram por uma reformulação por solicitação dos próprios alunos, tendo a carga horária ampliada de 250 horas para 360 horas. Assim, o conteúdo que era repassado em um ano será concentrado em um semestre, aumentando a expectativa de inserção no mercado de trabalho em menor tempo. 

No momento da inscrição, é importante que os candidatos consultem os requisitos mínimos de idade e de escolaridade de cada curso. Asfora reforça que não há limite máximo de idade para se inscrever. 

Confira abaixo a lista dos cursos:

Auxiliar Administrativo, Atendente Judiciário, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Logística, Recepção em Turismo, Conserto de Micro / Montagem de Rede, Informática Básica, Caldeiraria, NR 10, Marcenaria, Mecânica de Bicicleta, Serralharia, Solda Elétrica com Mig-Mag, Solda Elétrica, Corte e Costura, Bombeiro Hidráulico (Encanador), Eletricista Predial, Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Curso Básico de Aromaterapia Aplicada à Estética, Curso Básico de Esteticista Facial e Corporal, Curso Básico de Massoterapia, Estética para Salão de Beleza (Manicure, Design de Sobrancelha e Maquiagem), Manicure, Tranças e Penteados, Maquiagem e Penteado, Bartender, Confeitaria, Culinária, Doces e Salgados, Garçom, Pastelaria, Artes Serigráficas, Artigos Decorativos, Bijuteria, Customização, Estamparia, Pintura em Tecido, Agente Comunitário de Saúde, Cuidador de Idosos, Atendente em Serviços de Saúde, Alemão, Espanhol, Espanhol Básico, Libras, Inglês, Inglês Básico, Italiano, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Japonês, Russo, Francês.


Via JC Online - Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário