sábado, 6 de fevereiro de 2016

Exposição 'Mestre Jaime: De cidadão a Folião' está aberta em Salgueiro, PE

Com sorriso de ouro e muita alegria, Mestre Jaime comanda bloco Bicharada no Sertão de PE. (Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal)
Com sorriso de ouro e muita alegria, Mestre Jaime comanda o bloco Bicharada no Sertão de Pernambuco. (Foto: Hélito Araújo/Arquivo Pessoal)
Durante todo o mês de fevereiro está aberta a exposição 'Mestre Jaime: De cidadão a Folião' em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A visitação pode acontecer de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, na Casa de Cultura de Salgueiro. São 78 fotografias que mostram momentos marcantes de Jaime Alves Conserva, mais conhecido como Mestre Jaime, de 94 anos, que é um dos mais famosos carnavalescos do Sertão pernambucano.

De acordo o secretário de Cultura e Exporte de Salgueiro, Marcos Cleuber Pereira, Mestre Jaime foi homenageado com a exposição por ser um autêntico folião e ter enorme importância para Salgueiro. “Podemos ver fotos dele quando era criança, como seresteiro, folião, alfaiate e nos carnavais com o bloco 'Bicharada'. Esta é uma homenagem em vida, por ele ser um artista dedicado”, declara.

A exposição foi feita com fotos da família e três fotógrafos: Guga Pimentel, Pia Penha, Héliton Araújo. De 6 a 9 de fevereiro, a exposição terá horário de visitação alterado por conta do Carnaval, funcionando das 14h às 18h, na Casa da Cultura.

Mestre Jaime é artista plástico, seresteiro, músico e alfaiate. Há 70 anos, criou o bloco 'Bicharada', que leva alegria aos foliões, com seus mais de 100 bonecos gigantes representando animais e pessoas anônimas.
O bloco Bicharada foi fundado há 69 anos por Mestre Jaime. (Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal)
O Bloco Bicharada. (Foto: Hélito Araújo/Arquivo Pessoal)

Juliane Peixinho, do G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário