terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

?SP: escolas estaduais têm menos 143 mil alunos

Sindicato dos professores fala em ‘reorganização disfarçada’

As escolas do estado de São Paulo retomaram as aulas nesta segunda-feira com déficit de 143 mil alunos. Segundo a secretaria de Educação, o número é um reflexo da baixa taxa de natalidade. A Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual, afirma, no entanto, que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) fechou mais de mil salas, numa “reorganização disfarçada”.
Em nota, o sindicato explica que fez um levantamento com 93 subsedes sobre fechamento de classes, séries/anos e turnos, transferências compulsórias de estudantes, negativas de matrículas e outras ocorrências. Segundo a entidade, até o momento, já foi registrado o fechamento de pelo menos 1112 classes, em 47 regiões. A Apeoesp diz que ainda aguarda informações de outras 46.

A secretaria de Educação contesta a pesquisa do sindicato. Em nota, a pasta justifica que a Apeoesp “não leva em consideração a movimentação natural da rede estadual de ensino que tem 143,6 mil alunos a menos”. O órgão aponta ainda que “a redução se deve, entre outros fatores, à queda na taxa de natalidade” e que “a Secretaria da Educação abriu mais de 300 novas classes em novas escolas, que passarão a atender em 2016”.
De O Globo - Luiza Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário