sábado, 12 de março de 2016

PF encontra joias do ex-presidente Lula no Banco do Brasil


A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala-cofre da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro de uma agência do Banco do Brasil em São Paulo. Dentro da sala, estão guardados 186 itens, entre presentes, moedas e joias recebidos por Lula durante seus dois mandatos à frente do governo federal. A informação é do jornal O Globo. 
 
Conforme o veículo, o cofre está no nome da ex-primeira-dama Marisa Letícia e do filho do casal, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Segundo o relato de funcionários do banco aos policiais federais, as peças chegaram ao local em 23 de janeiro de 2011. A PF atribuiu a um gerente do banco a afirmação que "não há custo de armazenagem para o responsável pelo material".
 
Os policiais também foram informados que os itens nunca foram movimentados ou alterados. O relatório da PF dá conta, inclusive, que a maioria das caixas ainda conta com o lacre original da Presidência da República. 
 
RESPOSTA DO INSTITUTO LULA
 
O Instituto Lula informou que não "há mistério nem novidade nisso, apenas uma devassa promovida por alguns procuradores mal informados sobre a legislação brasileira que trata da guarda e preservação dos acervos presidenciais, somado a sensacionalismo promovido por parte da imprensa". A entidade cita a lei 8.394/91 91, que determina que "este acervo seja preservado pelos ex-presidentes, mas não indica os meios e recursos para que isto seja feito".
 
A nota do instituto diz ainda, que quando Lula deixou governo, "a Presidência da República catalogou todos os objetos de seu acervo e providenciou a mudança para São Paulo". Segundo a entidade, "todos os objetos listados (no Banco do Brasil) estão guardados, preservados e intocados." Por fim, a entidade diz que a Polícia Federal "apoderou-se da listagem dos bens catalogados": "A Lava Jato tornou-se, de fato de direito, responsável pela preservação do acervo do ex-presidente."

Por Redação Bocão

Nenhum comentário:

Postar um comentário