quinta-feira, 21 de abril de 2016

Novos problemas nas placas laterais do canal da transposição entre as barragens do Tucutu e Terra Nova em Cabrobó-PE


????????????????????????????????????Pelo menos em mais dois pontos do canal da transposição no trecho de pouco mais de 40 Km, foram detectados mais duas placas de cimento com sinais de vazamentos, o trecho fica entre as barragens do Tucutu e Terra Nova. Na altura do Riacho Grande não muito distante do aqueduto do Mari, onde houve um vazamento no inicio do mês de fevereiro, os funcionários da Construtora Carioca, empresa responsável pelas obras do canal, perceberam que em dois pontos do canal algumas placas de cimento apresentam sinais de rompimentos.
Homens e maquinas já estão no local fazendo os trabalhos de contenção da água do canal, em seguida será feita a recuperação das placas e identificar as possíveis causas do rompimento. Esse trecho da obra ainda não foi entregue ao Ministério da Integração Nacional e já apresenta vários problemas, lembrando que o sistema de bombeamento da água do Rio São Francisco foi inaugurado em outubro de 2015 pela Presidenta da República, Dilma Rousseff.
O trecho do canal próximo a cabeceira do aqueduto do Mari, que ficou comprometido devido aos vazamentos apresentados no inicio de fevereiro, ainda está em recuperação e só deve ficar pronto até o final do mês. Pelo menos 50 homens trabalham diariamente na recuperação, o trecho do canal que foi danificado está ganhando revestimento de pedras. Ainda não se sabe quando o canal voltará a receber água da barragem do Tucutu e jogar na barragem de Terra Nova, esses contra tempos e atrasos na recuperação dos trechos danificados, impossibilita o agendamento da data para a inauguração da EB 2.
Preocupado com a situação dos agricultores que moram nas proximidades do canal da transposição, o Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó, Zezito Salú (PDT), fez questão de viajar até o local onde houve o rompimento para se informar o que de fato aconteceu. O Vereador Zezito Salú, ouviu dos agricultores as lamentações por conta da falta d’água. Muitos deles disseram que se alguma coisa não for feita urgentemente, o prejuízo vai ser incalculável para muitas famílias. Isso porque, foram plantados muitos Kg de cebola e tem delas que já está quase no tempo da arranca. Se o socorro não chegar a tempo com a água do canal que até o momento não está servindo a ninguém, todo trabalho vai ser em vão e as perdas serão inevitáveis.
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário