domingo, 15 de maio de 2016

Proposta de fim da correção da aposentadoria pelo salário mínimo vai gerar polêmica

Pelo menos 60% dos aposentados recebem salário mínimo no País / Fotos Públicas
Pelo menos 60% dos aposentados recebem salário mínimo no País
Fotos Públicas
A desindexação da correção das aposentadorias do salário mínimo será o ponto mais impopular da proposta de Reforma da Previdência do governo Temer. Sindicatos e associações de aposentados e pensionistas vão se mobilizar para evitar a aprovação no Congresso Nacional. No plano “Uma ponte para o futuro”, os peemedebistas defendem que o salário mínimo não é um indexador de rendas, mas um instrumento próprio do mercado de trabalho. A ideia seria substituir a correção do mínimo pelos índices de inflação, como INPC ou IPCA.
“Acreditamos que esse item terá uma tramitação bastante complexa no Congresso. Os parlamentares não podem permitir que se cometa uma atrocidade dessas. Somos a favor que a Previdência seja reformada, mas isso tem que ser feito com responsabilidade. Cerca de 60% dos aposentados recebem salário mínimo e se a correção passar a ser pela inflação vai se criar uma parcela de miseráveis, recebendo menos do que um salário mínimo”, avalia o advogado especialista em Direito Previdenciário e consultor jurídico do Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos, Willi Fernandes.
O plano Temer defende que “os benefícios previdenciários dependem das finanças públicas e não devem ter ganhos reais atrelados ao crescimento do PIB, apenas seu poder de compra. Na avaliação de Fernandes, a inflação não cobre o aumento dos custos reais dos aposentados. “Estamos falando de pessoas que precisam de proteção especial, em um País que não oferece qualidade de vida aos idosos”, complementa.
Simpatizantes da proposta do novo governo destacam que em anos de crise, os gastos públicos são ainda mais comprometidos, porque a receita não cresce e o valor dos benefícios avança.

Da Editoria de Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário