sábado, 14 de maio de 2016

Temer tem chance de êxito


O presidente interino, Michel Temer, tem chance alta de êxito porque o efeito comparação com a administração Dilma Rousseff tende a ser amplamente favorável ao novo governo.
Como o PT fez após o governo FHC, deverá haver um discurso de herança maldita em relação ao país que Dilma entrega a Temer. Um dos tons da reunião ministerial da manhã desta sexta deverá ser esse da herança maldita na economia e na política.
A economia está no fundo do poço. O governo Dilma perdeu maioria na Câmara e no Senado. Portanto, a gestão Temer tem chance alta de iniciar uma recuperação econômica. O presidente interino fez uma boa escolha para a Fazenda. Henrique Meirelles era o ministro que o ex-presidente Lula queria que a presidente hoje afastada, Dilma Rousseff, nomeasse para o governo.
Só a entrada de Meirelles no governo ajudou a melhorar as expectativas. Mas ele precisará tomar cuidado com essa história de superministro e com o sonho de ser candidato a presidente da República. São armadilhas nas quais a vaidade humana costuma cair, como esse desejo de ser para Temer o que FHC foi no governo Itamar.
Em relação ao Congresso, a lógica de composição da equipe ministerial contempla todas as forças conservadoras com as quais Dilma não soube lidar. O presidente interino é um especialista em articulação política.
Quando atuou como articulador de Dilma, chegou a aprovar uma medida defendida por Joaquim Levy com votos do DEM. O Congresso também será cobrado a ter mais responsabilidade para ajudar a combater a crise econômica.
Como Dilma fez um governo ruim e representava pessoalmente a crise, a saída dela do poder melhora as expectativas em relação Brasil, que estava fora de preço, muito barato e muito aquém de suas potencialidades.
Esses fatores deverão facilitar a tarefa de Temer para fazer um governo melhor. Ele apontou medidas corretas na política e na economia no seu discurso de ontem, até dizendo que eram obviedades, mas obviedades que Dilma ignorou e que lhe cobraram um preço alto.
Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário