segunda-feira, 27 de junho de 2016

75ª Missa do Vaqueiro homenageia Carlos Augusto e Osvaldo Coelho

Missa do Vaqueiro em Petrolina (Foto: Aracelly Romão/ TV Grande Rio)
Missa do Vaqueiro em Petrolina (Foto: Aracelly Romão/TV Grande Rio)

Para finalizar os festejos juninos em Petrolina, no Sertão pernambucano, foi celebrada neste domingo (26) a tradicional Missa do Vaqueiro. O evento já está na sua 75ª edição e reuniu centenas de vaqueiros, que saíram do Pátio Ana das Carrancas, na Zona Norte, em direção à Orla da cidade.

A saída iniciou por volta das 9h. Além dos vaqueiros, muitas crianças também participavam da cavalgada pelas principais avenidas da cidade, preservando a cultura nordestina. Ao som do aboio, os vaqueiros seguiram como em uma procissão.

Vaqueiros se reuniram na Orla da cidade (Foto: Aracelly Romão/ TV Grande Rio)
Vaqueiros se reuniram na Orla da Cidade
(Foto: Aracelly Romão/TV Grande Rio)
Os participantes chegaram à Orla I de Petrolina para a missa. A celebração foi feita pelo padre José Guimarães. Durante a missa, houve homenagens a Carlos Augusto Amariz, que foi o idealizador da festa e também ao ex-deputado Osvaldo Coelho, incentivador da irrigação no Vale do São Francisco.

A primeira vez que a Missa do Vaqueiro foi celebrada foi em 1941 quando um grupo de vaqueiros se reuniram para pedir por um companheiro que estava ferido. O encerramento da celebração religiosa os vaqueiros participaram de um almoço da Orla da cidade.
Missa do Vaqueiro em Petrolina foi celebrada pelo padre José Guimarães (Foto: Aracelly Romão/ TV Grande Rio)
Missa do Vaqueiro em Petrolina foi celebrada pelo Padre José Guimarães (Foto: Aracelly Romão/TV Grande Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário