segunda-feira, 13 de junho de 2016

Genival Lacerda recebe título de cidadão baiano na Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conceceu na manhã desta segunda-feira (13), o título de cidadão baiano ao cantor e compositor Genival Lacerda. Nascido na Paraíba, o forrozeiro de 85 anos não escondeu a satisfação da homenagem. "Muito feliz em ser homenageado dessa forma. Eu que já ando pelas bandas da Bahia desde 56. Quem não quer receber uma homenagem dessa? E o importante é ser lembrado em vida. Em morte, Deus que me defenda", brincou. 
 
A proposta foi do deputado Nelson Leal, que ressaltou a ligação do músico com a Bahia. "Em função de toda uma história, toda uma carreira dedicada ao forró, nós queríamos já há um tempo, prestar uma homenagem a Genival, ele que tem diversos amigos aqui na Bahia e é presença constante nas festas do São João em diversos municípios baianos. Então, em função dessa proximidade com personalidades daqui e com o próprio estado nós resolvemos fazer essa justa homenagem a esse que é um ícone", explicou. 
 
Segundo o parlamentar, a homenagem foi aceita com unanimidade na casa por se tratar de um forrozeiro da primeira era. "Daquele pessoal que iniciou o forró, é o único que ainda está vivo e temos que homenagear as pessoas vivas. Espero que ele possa ter muitas outras homenagens ao longo dessa vida".

Genival Lacerda

Genival Lacerda iniciou a sua carreira no Nordeste, mais precisamente na década de 50. Conhecido por cantar Forró, Xaxado e Baião, ele se mostrou um cantor e compositor habilidoso e, como instrumentista, seu ponto forte é a sanfona. Tem um filho, João Lacerda, que também é cantor e compositor. Embora o primeiro disco de Genival Lacerda (78 rotações) tenha sido gravado em 1955, alcançando um sucesso razoável com a canção “Coco de 56”, foi somente em 1975 que ele de fato explodiu no cenário nacional e passou a influenciar o Forró no Brasil. Genival virou referência de humor e musicalidade com a canção “Severina Xique Xique”. Os maiores hits de Genival são “Severina Xique Xique”, “De quem é esse jegue?” e “Radinho de pilha”, mas muitas outras músicas famosas podem ser encontradas entre os mais de 70 discos que o cantor gravou. Entre os álbuns lançados por ele estão, “Canta Luiz Gonzaga”, “60 anos de Forró com muita alegria”, “Se não fosse o Forró”, “Aqui só tem Forró”, “Cabeça chata”, “Meu Nordeste”, entre os 23 CDs e 49 Lps.

 Por Tiago di Araújo/Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário