quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ministro promete 2.500 poços para reduzir número de carros-pipa no NE

Em visita ao Comando Militar do Nordeste, no Recife, o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou a construção de 2.500 poços artesianos em todo o Nordeste. A medida visa, segundo ele, a redução da pressão e dos custos do programa de abastecimento através de carros-pipa. Raul não repassou, contudo, prazos e valores da iniciativa. Em maio, o ministro havia garantido que o programa de carros-pipa seria ampliado.

Atualmente, a região conta com 6.840 pipeiros que abastecem 79 mil cisternas. Ao todo, quase 3,7 milhões de nordestinos são atendidos pelo programa. Em Pernambuco, são 1.140 pipeiros e mais de 662 mil beneficiados.

Em nota, a assessoria do Comando Militar do Nordeste afirmou que serão construídos 44 poços artesianos nesta primeira fase do projeto em Pernambuco. A meta é construir 315 até 2018. “Na prática, alguns desses poços irão atender a necessidade de comunidades especificas, diminuindo a quantidade de abastecimentos com a Operação Carro-Pipa, entretanto, em outros lugares, dependendo do tamanho e da vazão do poço, ele poderá funcionar como manancial”. A construção dos poços ainda não tem data definida.

“Nós estamos aqui iniciando um novo projeto de exploração de água subterrânea. Com aproximadamente 40 perfuratrizes, iremos propiciar 2.500 novos poços. Isso vai significar água direto e a redução da pressão e dos custos do programa de entrega de água por meio de carros pipa”, explicou Jungmann.

Para Raul Jungmann, a redução do programa carros-pipa trará mais benefícios à população. “Tem também um aspecto politico porque ao ficar na mão do Exercito isso é feito com impessoalidade. Você corta pela raiz a ‘indústria da seca’. Além disso, incorpora tecnologia de ponta, todo processo é controlado pelos apontadores, que são os próprios usuários. Eles é que dizem que receberam a água e uma água de qualidade”, completa.

Durante a visita, o general Manoel Pafiadache, do Comando Militar do Nordeste também apresentou as ações de distribuição de água que estão sendo feitas no semiárido nordestino. Entre elas, a transposição do Rio São Francisco e detalhes da Operação Carros-Pipa.

 Via Petrolândia Notícias/Blog do Elvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário