quinta-feira, 14 de julho de 2016

Após vencer disputa na Câmara, Maia se reúne com Temer hoje

O novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito em votação iniciada na noite de quarta-feira (13), tem uma reunião marcada para 12h desta quinta-feira (14) com o presidente em exercício Michel Temer.
Maia foi eleito já no início da madrugada desta quinta, com 285 votos. Ele derrotou na disputa do segundo turno o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que recebeu 170 votos. Filho de César Maia, ex-prefeito do Rio, o novo presidente da Câmara vai suceder no comando da Casa o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao posto no último dia 7.
Embora ainda não tenha feito um pronunciamento público sobre o resultado da eleição na Câmara, Temer já comentou a eleição de Maia no Twitter.
Pouco depois de o deputado do DEM ser confirmado no comando da Casa, durante a madrugada, o presidente em exercício publicou: "Parabéns a Rodrigo Maia e sucesso na gestão à frente da Câmara dos Deputados".
Antes de se encontrar com Temer, Maia terá uma reunião com o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).
Embora Rogério Rosso fosse visto nos últimos dias como o candidato "mais simpático" aos interlocutores de Temer, assessores do governo já relatavam na tarde desta quarta que havia crescido a possibilidade de Maia se eleger. O deputado do Rio também é aliado do Planalto.
Mesmo com as negativas oficiais de que o governo não interferiu no processo de eleição para o novo presidente da Câmara, o próprio ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, um dos principais conselheiros políticos de Temer, chegou a admitir um dia antes da eleição que o Planalto estava "trabalhando" para evitar que houvesse mais de um candidato da base na disputa, o que não foi possível. 
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário