quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BRT circula abarrotado pelo segundo dia consecutivo

BRT que veio do Jardim Oceânico pa a Barra da Tijuca
Roberto Maltchik/Agência Globo

RIO - O embarque às linhas de BRT na estação Jardim Oceânico para quem seguia de metrô da Zona Sul do Rio ficou complicado na manhã desta quinta-feira, devido ao número reduzido do ônibus e ao descompasso entre a chegada dos metrôs e a saída dos veículos articulados. Pelo segundo dia consecutivo, a reportagem do GLOBO registrou o BRT, de uso exclusivo da família olímpica, abarrotado. Os coletivos só saiam depois da lotação completa. Passageiros brasileiros e estrangeiros protestavam pela pouca quantidade de veículos, justamente no horário de deslocamento em direção ao Parque Olímpico. A maior parte do público era formada por voluntários e trabalhadores da Olimpíada.


Procurados pelo GLOBO, tanto funcionários do BRT quanto do metrô não souberam informar o horário exato de saída dos BRTs ou mesmo se havia sincronia entre a chegada do metrô e a saída do ônibus. O uso do metrô e do ônibus articulado é a única maneira de acesso recomendada pelas autoridades da cidade para o deslocamento Zona Sul - Parque Olímpico. O GLOBO presenciou os episódios entre 7h15m e 8h desta quinta-feira e também na quarta.


— Eu percebo a desorganização e o desrespeito com o público, em especial com os trabalhadores das olimpíadas. Na prática, eu venho aqui porque preciso trabalhar. Fico muito tempo esperando dentro do ônibus, pago um valor absurdo de passagem, não tem nem lugar para sentar e mal dá pra ficar em pé — disse Fernanda Fernandes, que trabalha com relações públicas, e está sentada de forma improvisada no apoio da parte de trás do BRT.

Uma outra passageira, que não quis se identificar, revelou ainda uma outra preocupação. O metrô das linhas 1 e 2 começa as 5h, porém o sistema olímpico só começa as 6h.

— Eu fico mofando na General Osório a espera da linha 4. Só que a gente tem hora pra começar a trabalhar, por isso que a gente sai cedo de casa — afirmou.


O Globo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário