sábado, 24 de setembro de 2016

Doria, Marta e Erundina: melhor desempenho em debate

No debate do SBT, UOL e Folha, os candidatos João Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Luiza Erundina (PSOL) tiveram desempenho melhor do que Celso Russomano (PRB), Fernando Haddad (PT) e Major Olímpio (SD).
Não se confirmou a expectativa de um debate agressivo, apesar de o ponto mais estridente ter sido uma cobrança de Erundina a Doria. Ela mencionou o terreno público que o candidato ocupava em Campos do Jordão havia duas décadas e foi quem atacou mais duramente o tucano. Doria disse que já havia decidido desocupar a área, mas não revelou que o fizera hoje por ordem judicial.
Um debate mais morno foi vantajoso para Doria, que cresceu nove pontos percentuais na pesquisa Datafolha no período de três semanas. Marta, que está estacionada no patamar de 20%, também se beneficiou de um debate menos acalorado. A senadora teve bom desempenho. Foi dura com Haddad quando ele reivindicou ter apresentado a ela o arquiteto que idealizou os CEUs.

O prefeito teve atuação discreta. Disse que já está implementando medidas que são propostas pelos adversários e buscou mostrar que adotou políticas públicas com impacto na periferia. Dessa vez, o petista não trocou tantas farpas com Erundina, apesar de ter alfinetado Doria e Marta. Para quem está distante dos líderes na pesquisa, Haddad precisava ter tido performance mais contundente.
Esse raciocínio também vale para Russomano. Em queda nas pesquisas, necessitava criar um fato político contra dois concorrentes diretos: Doria e Marta. Não o fez.
Erundina foi a mais incisiva. Marcou posições ideológicas do PSOL e fez contraponto a Doria, dizendo ter “fé na política”. Ela afirmou que queria ressaltar sua “condição de política”. Ela foi quem mais confrontou Doria, que repetiu diversas que não era político, mas um empresário com foco em gestão.
Major Olímpio teve atuação mais apagada do que em debates anteriores.
Blog do Kennedy Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário