terça-feira, 4 de outubro de 2016

Receita: 91 contribuintes saíram do Brasil para sonegar

A Receita Federal identificou 91 contribuintes que decidiram sair do país para sonegar impostos. Segundo a área de fiscalização do fisco, o objetivo da mudança foi fugir do pagamento de tributos. A Receita cobra desses contribuintes R$ 112 milhões.
A ação foi conduzida em São Paulo como projeto-piloto. Agora, o fisco partirá para uma operação nacional.
Há na mira 5.474 contribuintes suspeitos de serem "falsos imigrantes". Segundo a Receita Federal, todos possuem registro de que, em 2014, possuíam bens no exterior –no total, R$ 8,5 bilhões.
A lei de repatriação sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff no início do ano usa 31 de dezembro de 2014 como referência. Quem manteve dinheiro lá fora até esta data sem declarar ao fisco pode pagar imposto e multa e regularizar sua situação.
"Começaremos uma grande operação de fiscalização sobre aqueles que já temos informações e que não utilizaram os benefícios da lei", afirmou Paulo Ricardo de Souza Cardoso, secretário-adjunto da Receita. "Não é ameaça. É só um lembrete."
O fisco usará dados enviados pelo governo americano, com quem o Brasil firmou um convênio —além de informações do "SwissLeaks" (vazamento de contas secretas do HSBC na Suíça) e do "Panamá Papers" (que expôs offshores no país).
A ação começará após o dia 31 de outubro, quando termina o prazo para adesão ao programa de repatriação.
 Folha de São Paulo - Renata Agostini

Nenhum comentário:

Postar um comentário