sexta-feira, 11 de março de 2016

8ª edição do Festival da Sanfona de Salgueiro, PE, abre inscrições

Sanfoneiro Neto de Procópio Salvador Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)
Sanfoneiro (Foto: Reprodução/Facebook)

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Festival da Sanfona de Salgueiro, no Sertão pernambucano, competição que reúne alguns dos melhores músicos da região. Os interessados poderão fazer a inscrição pessoalmente, por correspondência ou pela internet. O prazo de inscrição, que é gratuita, segue até o dia 6 de abril.

Na competição, os participantes podem se inscrever em uma das três categorias: 'Sanfona de 8 Baixos', 'Sanfona Infantojuvenil' (exclusivo para pessoas com idade entre 6 e 18 anos) e 'Sanfona Livre'. A final do festival será no dia 30 de abril e os melhores músicos receberão premiações que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Quem desejar se inscrever pessoalmente, deve ir à Secretaria de Cultura e Esportes, das 9h às 12h. O músico deve levar preenchida a ficha de inscrição que está disponível online e cópias do CPF e RG em um envelope. Em outro envelope, sem identificação alguma, deve ser colocado um CD com a gravação de três músicas. No edital do festival estão listadas as 62 opções de canções que o candidato pode gravar. Os dois envelopes devem ser colocados em um terceiro, este contendo a identificação do sanfoneiro.

É possível enviar os materiais para: 8° Festival da Sanfona do Sertão, Secretaria de Cultura e Esportes – Anexo da Prefeitura de Salgueiro, Rua Maria Nogueira Sampaio, s/n, N. Sra. das Graças. O CEP é 56.000-000. O candidato que optar pela inscrição via internet deve enviar os documentos digitalizados e as músicas, em arquivos de mp3 ou wma, para o e-mail: cultuta@salgueiro.pe.gov.br.

No dia 25 de abril deve ser divulgada a relação dos 24 selecionados. Os aprovados se apresentarão publicamente, metade no dia 28 de abril e os outros 12 no dia seguinte. Os campeões das últimas duas edições do evento não poderão participar. Os concorrentes precisam apresentar, pelo menos, uma das músicas sem acompanhamento de outros músicos.

Do G1 Petrolina

Lula recusa assumir Casa Civil no governo Dilma Rousseff

lula dilma e pt
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva recusou há pouco o convite para assumir o ministério no governo da presidente Dilma. Foram oferecidos a ele a Casa Civil, a Secretaria do Governo e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). “Eu não vou ser ministro para não parecer que estou querendo obstruir a justiça”, disse o ex-presidente à cúpula do governo.
A recusa veio no mesmo dia em que Lula teve a prisão preventiva pedida pelo MP de São Paulo. Durante o almoço no Palácio da Alvorada na terça-feira o ex presidente já havia dito que se assumisse uma pasta iriam dizer que “eu estou querendo foro privilegiado, algo que não preciso porque sou inocente”, comentou o ex-presidente.
Via Blog do Didi Gavão - Fonte: Correio Braziliense

Susana Vieira quebra regras da Globo e entrega final de A Regra do Jogo


Susana Vieira sempre causa por onde quer que passe e durante visita ao programa "Mais Você", nesta sexta-feira (11), não foi diferente. A atriz mostrou toda sua personalidade. Em conversa com Ana Maria Braga, Susaninha já até entregou detalhes do final da novela e falou sobre a cena final do capítulo da última quinta-feira (10). "Parou assim e sou contra esse olhar que esse menino - qual é o nome dele mesmo? O Romero Rômulo - porque ele tem uma cara de bonzinho, que não vai ter coragem de atirar. Então não é uma surpresa".
 
Surpresa, Ana Maria questiona a atriz: "Então você acha que ele não vai atirar?". E Susana entrega: "Ontem eu gravei com o menino, com a coisinha rica do Cauã. Então, ele não morreu, gente. Boninho, TV Globo, desculpa. Mas a criatura não morreu", disse ela, que ainda acrescentou: "Imagina a gente ficar sem aquela gostosura!".

Em outro momento, Ana comentou que elas iriam ver uma cena do casamento na novela. Aí, Susaninha ataca de novo. "O meu casamento? O meu mesmo? Lá vou eu levar outra bronca". A apresentadora explica que é o de Tóia (Vanessa Giácomo) e de Juliano (Cauã Reymond) e atriz brincou: "Eu chego no programa da Ana e falo um momento de coisa que não podia".
 
E não sobrou surpresa nem para o final do filho na ficcção, o MC Merlô (Juliano Cazarré). "Ele vai ficar com as duas mandadas", disse ela, sobre as personagens de Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Leticia Lima).
 
Susana também deu sua opinião sobre o grande mistério neste final da trama: quem matou Gibson (José de Abreu)? "Falam da Kiki (Debora Evelyn) e da Renata Sorrah. Não acho que seja improvável. O ódio daquela filha levaria isso. Ela é a mais sofrida. que mais sofreu injustiças", disse ela, acrescentando: "Você viu aquele 'você?' dele? Parece que ele está vendo a mãe. É uma pessoa que ou ele gosta muito ou tem muita confiança".
 
Ana Maria ainda pergunta para Susana se ela acompanha a novela e a atriz explicou: "A gente não assiste porque sai das gravações todos os dias às 21h".
 
Durante o programa, Susana recebeu mensagens dos seus companheiros de elenco. Após receber uma declaração de Fernanda Souza ela brincou: "Disse para ela ontem, quando estavámos nos despedindo: 'Você sou eu amanhã'.

Por Redação Bocão News/Fotos: Reprodução

Prefeitura de Petrolândia realiza evento em comemoração ao dia da Mulher


Na data em que se comemora o dia da Mulher por todo o mundo (08 de março) a Prefeitura de Petrolândia através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES) não poderia deixar de valorizar as mulheres do município e no primeiro dia da II Semana da Mulher foi realizada uma programação especial. 

Na noite desta terça-feira (08/03) Dia Internacional da Mulher foi montado uma mega estrutura no pátio de eventos da igreja matriz com stands com oficinas do CRAS, SCFV e maquiagens ofertadas pelo Boticário, palco, barracas da FEIRARPE com artesanatos regionais, comidas típicas e também camas elásticas para as crianças. 

Na oportunidade foi realizada e uma programação artística com talentos da nossa terra e região onde seguiu assim: Cantora Gabriela Souza; Grupo Teatral e de Dança da Escola EREM de Petrolândia, com a apresentação: Empoderamento da Mulher, Índios Pankararus com a Dança do Toré; Cantora Adeline; Dança Taieiras do Povoado Brejinho da Serra; Cantora Tainara; Grupo de Dança Negros de Betinho Quilombolas e a Cantora Janete Lima e Eomar (Voz e Violão).

Após a programação o prefeito Lourival Simões juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude Anna Tereza, vereadora Dona Santa e equipe organizadora entregaram uma premiação aos participantes da programação artística do evento.

Além disso está havendo várias atividades simultâneas na zona urbana e rural inseridas na Programação da II Semana da Mulher de Petrolândia.

História do 8 de março (Dia Internacional da Mulher)

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. 

O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
Via PN-Petrolândia Notícias/Do (a) Prefeitura Municipal-Por: Assessoria de Imprensa

Mais fotos, click no link abaixo: