sexta-feira, 10 de junho de 2016

Jecana do Capim começa nesta sexta-feira (10) em Petrolina, PE

Jecana do Capim de Petrolina (Foto: Amanda Lima/GloboEsporte.com)
Jecana do Capim de Petrolina

Será realizada nos dias 10, 11 e 12 de junho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a 45º edição da Jecana, que acontece no povoado do Capim, Zona Rural do município. Além da tradicional corrida de jegues, haverá celebração de missa, exposição de fuscas, feira de artesanato e shows musicais. O evento é gratuito.

Este ano a festa será em homenagem ao professor e ex-prefeito de Petrolina, Simão Durando. “Ele foi escolhido por uma questão de justiça. Na primeira Jecana, quando Carlos Augusto teve a ideia, as pessoas de Petrolina não aceitaram. Na época, o professor que era o então prefeito de Petrolina, bastante reconhecido por exaltar a cultura e a educação, viu o potencial e abraçou o evento que até hoje é um sucesso. Por isso é uma justa homenagem”, destacou a organizadora do evento  Maíra Amariz Gomes.

De acordo com a programação, na sexta-feira (10), haverá a celebração da missa, com o padre José Guimarães, às 19h30. Em seguida será aberta a área das barracas, com uma carreta com artesanato. No sábado (11), durante o dia terá programação com sanfoneiro. A noite haverá shows com Sérgio do Forró e Quarteto de Três.

No domingo (12), a abertura da Jecana será feita com a banda marcial do Colégio Eduardo Coelho.  Em seguida ocorrerá uma exposição de fuscas organizada pelo Clube Fusqueiros do Vale. Seguindo a programação vem o desfile do 'Jegue Fashion', a 'Corrida de Burro' e a tradicional 'Corrida de Jegues', disputando a Cangalha de Ouro, troféu Carlos Augusto. Após a corrida tem o Forró do Poeirão com Flávio Leandro e Pega Leve.

Para os organizadores a expectativa é grande. “Esperamos que seja um grande evento, principalmente pela quantidade de inscrições. Temos pessoas de várias cidades da Paraíba, Pernambuco e  até de Sergipe que estão participando. Além disso tem a movimentação, a integração das pessoas e acreditamos que será um sucesso”, destacou Maíra.


Premiação
Na corrida de jegue haverá premiação e troféu para os cinco primeiros colocados. O primeiro lugar receberá R$ 7 mil em prêmio. Na corrida de burros a premiação será para os três primeiros colocados. Já no desfile de jegue fashion haverá premiação para todos que participarem.

Foto: Amanda Lima/GloboEsporte.com


Divulgada programação oficial do São João 2016 em Floresta, PE


Via Petrolândia Notícias/Blog do Elvis

Carreta é consumida por incêndio na BR-110 entre Paulo Afonso e Delmiro Gouveia (Fotos e Vídeo)

Um incêndio acidental em uma carreta, placa de Joinville-SC, na BR-110, no trevo de Petrolândia-PE, entre os municípios de Paulo Afonso e Delmiro Gouveia mobilizou as polícias dos estados da Bahia e de Alagoas na tarde desta quinta-feira, dia 09 de junho.

Segundo informou o Sargento da PM, Jalves, o proprietário do veículo disse que a causa do incêndio foi devido a um curto circuito no caminhão. A PM de Alagoas em conjunto com a PM baiana e o 15º Grupamento de Bombeiros Militares de Paulo Afonso foram acionados e deram total apoio ao incidente.

Apesar de o fogo ter sido logo controlado houve perda total do veículo, mas felizmente ninguém ficou ferido.

Redação/Reportagem e fotos: Carlos Alexandre 'Kaká' (www.ozildoalves.com.br)

Fogos de artifício são os maiores responsáveis pelos acidentes no período junino

Junho é um dos períodos mais esperados do ano pelas crianças, momento em que as ruas ficam iluminadas e enfeitadas com bandeirolas, fogueiras, balões e que as festas ficam fartas de comidas típicas: canjica, milho cozido, amendoim, mugunzá e outras. No entanto, tem um lado dos festejos que é preocupante, é a utilização de fogos de artifício pela população, especialmente as crianças.
 
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, cerca de 70% dos casos de queimaduras são provocados por artefatos pirotécnicos e 10% das vítimas sofrem amputações, principalmente das mãos e dedos. As lesões provocadas por fogos de artifício são graves e difíceis de recuperar.
 
É fundamental nesse período que os pais e responsáveis fiquem atentos à utilização desses fogos pelas crianças que ainda representam as maiores vítimas das queimaduras. Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas emergências dos hospitais chegam a dobrar. Mais de 80 por cento das vítimas são crianças.
 
O especialista do Hapvida Saúde, Dr. Lauro D'ávila Silveira Barreto alerta para o não uso de fogos por crianças, e caso haja algum acidente é preciso manter a calma e agir com precisão, encaminhar a pessoa acidentada ao hospital é primordial mas existem algumas ações que podem amenizar. Ele orienta que em caso de queimadura é necessário tomar alguns cuidados como:

- Evitar passar qualquer tipo de produto
 
- Não passar pasta de dente
 
- Não usar borra de café
 
- Não lavar com água gelada
 
- Lavar com água corrente e temperatura ambiente


Via Bocão News/Fotos: Reprodução

PF indicia Vale e Samarco por tragédia em Mariana

A Polícia Federal indiciou oito pessoas e três empresas no inquérito que apurou os crimes contra o meio ambiente e danos ao patrimônio histórico decorrentes do desastre da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG). As empresas citadas no inquérito são a Vale, a Samarco e a VogBR.
A PF, na conclusão do inquérito, apontou diversos fatores como causa do rompimento da barragem, entre eles falta de drenagem de água, falha no monitoramento da estrutura, equipamentos com defeito e elevada saturação dos rejeitos de minério. Ainda de acordo com a PF, a barragem da Samarco não tinha responsável técnico desde 2012.
De acordo com a PF, não foi feito pedido de prisão preventiva de nenhum dos suspeitos porque a corporação entendeu que eles não oferecem risco de fuga, compareceram a todas convocações dos investigadores e apresentaram documentos sempre que foram requisitados.  
Via Blog do Magno Martins/(BR 247)