domingo, 1 de janeiro de 2017

Crise: prefeitos de cinco capitais tomam posse cortando secretarias

Diante da atual crise econômica, os prefeitos eleitos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre miram na redução da quantidade de secretarias. Eles tomam posse neste domingo (1º). De acordo com o site Uol, em geral, essa ação é justificada pelos governos como uma tentativa de enxugar os gastos públicos, mas sua eficácia é questionável.
 
Para José Roberto Afonso, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diminuir pastas é "um bom começo", mas "diante da gravidade da atual crise fiscal, será necessário muito mais do que isso".
 
"Em meio à recessão, será preciso fazer mais, prestar muito mais serviços, com menos recursos, pois a arrecadação segue caindo e não há como contratar mais pessoal ou encargos. Hora de melhorar a produtividade do setor público e muito pode ser feito nessa direção", opina.  Movimentos sociais criticaram os cortes porque atingiram pastas que tinham como foco à atenção a minorias, como deficientes e negros.
 
 Por Redação Bocão News
Fotos: Reprodução
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário